TAPIRAPE FM

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Cerca de 350 pessoas passaram pela JUBAN em PAN

Foi realizado nos dias 20/21 e 22/08 o evento JUBAN que tem como finalidade fortalecer os alicerces da comunhão, sempre enfatizando a importância da saúde mental, física e espiritual de nossos jovens.
O evento contou com a participação de cerca de 350 pessoas de várias cidades entre elas São Felix do Araguaia, Luciara, Confresa entre outras.
A JUBAN já é tradição teve início no ano de 2006 na IBN de Porto Alegre do Norte, nos anos seguinte foram realizadas em Confresa, Luciara, São Felix do Araguaia.
O tema desse ano foi O chão vai tremer... O céu vai se Abrir. O evento contou com várias apresentações entre elas de pregadores e de coreografia.

O evento é realizado pela Juventude Batista Nacional.

Fonte: Agência da Notícia com Uasley Werneck

Por falta de profissionais professores de MT entram em greve

Os professores da rede estadual decidiram fazer greve a partir de 4ª feira, em todo o Estado. Mas, desta vez, o motivo não é a questão salarial. O manifesto é pela falta de profissionais para darem aulas em dezenas de cidades. Muitos alunos, em diversos municípios, estão sem estudar determinadas disciplinas. A greve foi decidida pelos representates de 50 cidades da direção ampliada do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep).

O governo diz estar de mãos amarradas porque a lei eleitoral proíbe contratações de servidores até dezembro. O sindicato pediu ao TRE para que fossem feitas contratações emergenciais. Mas não obteve resposta. "Recebemos por parte do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos, a promessa de uma manifestação até a última sexta-feira. Como não houve nenhum tipo de resposta, não vemos outra saída", afirmou o presidente do Sintep, Gilmar Soares Ferreira. "Vamos suspender as atividades e não retroceder enquanto a situação não for resolvida", acrescentou.

Ele aponta que a proibição da contratações de professores fere um princípio constitucional. "É um absurdo que se negue aos cidadãos o direito à educação de qualidade em nome do direito à transparência nas eleições", protesta. Por conta da decisão da justiça eleitoral, trabalhadores que se afastam por problemas de saúde ou pedem a saída do trabalho, por exemplo, não são substituídos. "São muitas as escolas em que os coordenadores voltaram para as salas de aula. Em outras, dispensam os alunos e essa situação é insustentável", complementa, através da assessoria.

Levantamento extra-oficial aponta que, no Estado, estaria faltando cerca de 300 professores. Em Sinop, maior cidade do Nortão, seriam cerca de 25. No município de Canarana, faltam professores para 20 aulas semanais. "Hoje contamos com apenas um coordenador para cerca de 1350 alunos. Antes eram três. Um faleceu e outro voltou para a sala de aula", explica o secretário adjunto de formação sindical do Sintep e coordenador, Paulo Roberto Guimarães.
Fonte: Agência da Notícia com 24 Horas News

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

JUBAN será realizada em Porto Alegre do Norte com o tema: O chão vai tremer... O céu vai se Abrir...

Será realizado nos dias 20/21 e 22/08 o evento JUBAN que tem como finalidade fortalecer os alicerces da comunhão, sempre enfatizando a importância da saúde mental, física e espiritual de nossos jovens. O evento é anual que conta com a participação das Igrejas Batistas do Norte Araguaia, sendo realizado cada ano em uma cidade diferente.

A JUBAN teve início no ano de 2006 na IBN de Porto Alegre do Norte, nos anos seguinte foram realizadas em Confresa, Luciara, São Felix do Araguaia e neste ano de 2010 será novamente realizada em Porto Alegre do Norte com o tema: O chão vai tremer... O céu vai se Abrir..., com a direção do Pastor Manoel e sua esposa Luciene.

O evento é realizado pela Juventude Batista Nacional, Os cultos serão realizados na Igreja Batista Nacional de Porto Alegre do Norte, situada na Rua Tocantins nº 904, Setor dos Esportes, às 19h30min.

Fonte: Agência da Notícia com Uasley Werneck

Cresce violência entre adolescentes em Confresa

O índice de brigas entre adolescentes está em constate crescimento, um exemplo disso foi na última quinta-feira 12/08 houve uma briga envolvendo duas adolescentes menores de idade.
Como resultado da violência a menor de 15 anos saiu da briga com vários hematomas e três dedos quebrados.
Caso como este tem acontecido com freqüência no município de Confresa.
“Uma vez briguei com uma menina por que ela ficava paquerando o meu namorado, e brigo de novo ser for preciso” disse um adolescente que prefere não se identificar que já se envolveu em brigas.
Segundo a conselheira Ângela Borba as brigas entre adolescentes vem sendo uma das constantes lutas para os conselheiros.
Hoje em dia o número de casos de brigas entre adolescente esta em constante crescimento.
“Olha para resolver esses casos, agente procura esses adolescentes ou familiares e encaminhamos para órgãos competentes como o Pet, Projovem, então dependendo do caso são encaminhados para psicólogos, se for caso de brigas nós encaminhamos esses jovens para a polícia’’, disse a Conselheira Angela Borba ao Agência da Notícia.
Ângela ressaltou que o conselho realiza cerca de 80 atendimentos por mês sendo vários casos de brigas entre adolescentes.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Vila Rica é segundo maior colégio eleitoral do Norte Araguaia

Com um colégio eleitoral de 13.842 eleitores Vila Rica é hoje o segundo maior da região do Norte Araguaia.
Confresa com 15.937 é primeiro colocado da região e segundo maior de toda a região do araguaia perdendo apenas para Barra do Garças que possui um colégio de 40.786 eleitores.

Serra Nova Dourada possui o menor número de eleitores da região com um total de 1.168.

Confira a relação de Municípios/eleitores:

Confresa: 15.937

Vila Rica : 13.842

São Félix do Araguaia: 6.899

Porto Alegre do Norte: 6.609

Santa Terezinha: 4.645

São José do Xingu: 3.896

Canabrava do Norte: 3.626

Alto Boa Vista: 3.619

Bom Jesus do Araguaia: 3.483

Luciara: 1.884

Novo Santo Antonio: 1.640

Santa Cruz do Xingu: 1.486

Serra Nova Dourada: 1.168.

Fonte:

Eleitor tem até 23 de setembro para pedir segunda via do título

Redação site TVCA com assessoria

Para votar na eleição geral de 3 de outubro, o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado tem até o dia 23 de setembro para pedir uma segunda via do documento, em qualquer cartório eleitoral de Mato Grosso.
Com o objetivo de garantir o direito do voto de todos os cidadãos, em junho deste ano o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a reimpressão do título até esta data, mesmo daqueles eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral.
A legislação anterior previa que quem estivesse fora do seu local de votação tinha somente até 4 de agosto para pedir a segunda via do título.
Só podem pedir a reimpressão os eleitores que já tinham ou pediram o título até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010.

Vereadores de Confresa são roubados em Cuiabá.


O crime aconteceu na última segunda-feira 16/08 por volta 08h30min na capital do estado de Mato Grosso Cuiabá e envolveu os vereadores da cidade de Confresa Iraides, Nero, Zezinho do foto e o presidente municipal do PMDB Waglon Diniz.
De acordo com informações do Boletim de Ocorrência os vereadores e o presidente municipal do PMDB estavam em um carro que estava estacionado em frente ao prédio do SENAI. Quando voltaram para o carro o grupo constatou que o veiculo tinha sido violado e os pertences que estavam no interior do veículo haviam sido roubados.
De acordo com informações do B.O registrado pelo vereador Francisco José da silva conhecido por Nero foram levados do veículo três máquinas fotográficas sendo uma profissional, roupas, malas de viagem entres outros pertences.

O B.O. foi registrado e policia investiga o caso.
Fonte: Agência da Notícia

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Araguaia: Índios são treinados contra incêndios e queimadas

Mato Grosso é um dos Estados que tem os maiores focos de calor do Brasil. Nesta época do ano, a situação das queimadas se agrava devido às condições climáticas. Com a finalidade de se preparar para evitar os incêndios em terras indígenas o Governo do Estado realizou, de 02 a 06 de agosto, Curso de Formação de Brigada Indígena na terra indígena Maraiwatsede, nos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia.
O curso foi uma parceria entre a Superintendência de Assuntos Indígenas da Casa Civil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço Florestal Americano (USFS). Na ocasião, cerca de 25 indígenas da etnia Xavante, da terra indígena Maraiwatsede, foram capacitados e aprenderam técnicas de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais.
Segundo o cacique Damião Paradzaré, a capacitação é sempre bem-vinda e ajuda a comunidade na preservação da área e redução de doenças respiratórias ocasionadas pela fumaça das queimadas. “Se a gente prevenir a natureza, ela não será mais prejudicada. Os nossos animais viverão em paz e sempre teremos alimentos”, afirmou o cacique.
O superintendente de Assuntos Indígenas, tenente-coronel Alessandro Mariano Rodrigues, enfatizou os desafios da população no combate aos incêndios florestais. “Buscar novos caminhos, apresentar novas alternativas ao uso indiscriminado do fogo são os desafios de todos nós, índios e não-índios”.

TSE divulga tempo da propaganda dos presidenciáveis na TV e no rádio

Do G1, em São Paulo

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta quinta-feira (12) a divisão do tempo entre os partidos e coligações na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que começa na próxima terça-feira (17).

A coligação da petista Dilma Rousseff, “Para o Brasil seguir mudando” (PT, PMDB, PDT, PSB, PR, PCdoB, PRB, PTN, PSC E PTC), terá direito a dez minutos, 38 segundos e 54 centésimos.

A propaganda da coligação do tucano José Serra, “O Brasil Pode Mais” (PSDB, DEM, PTB, PPS, PMN, PT do B), contará com sete minutos, 18 segundos e 54 centésimos. Marina Silva, candidata do PV à Presidência, terá um minuto, 23 segundos e 22 centésimos.

Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) terá direito a um minuto, um segundo e 94 centésimos de propaganda. Cada um dos demais candidatos à Presidência - Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria de Almeida (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) - terá direito a 55 segundos e 56 centésimos.

A propaganda eleitoral gratuita para presidente será dividida em dois blocos de 25 minutos a serem veiculados às terças, quintas e aos sábados até o dia 30 de setembro. No rádio, os anúncios vão ao ar às 7h e às 12h; na televisão, os horários são 13h e 20h30.

As emissoras deverão exibir também seis minutos diários de propaganda eleitoral a serem divididos pelos candidatos. Inserções de até 60 segundos devem ser distribuídas ao longo da programação das emissoras entre 8h e 24h, inclusive aos domingos.

Nessa modalidade, a divisão foi a seguinte: 2min33seg24 para Dilma Rousseff, 1min45seg24 para José Serra, 19seg97 para Marina Silva, 14seg86 para Plínio de Arruda Sampaio, e 13seg33 para os demais.

Um sorteio realizado pelo TSE no último dia 3 definiu a ordem dos anúncios dos candidatos. O primeiro será José Serra, seguido de Plínio de Arruda Sampaio, Rui Costa Pimenta, José Maria de Almeida, Dilma Rousseff, José Maria Eymael, Levi Fidelix, Marina Silva e Ivan Pinheiro. Nos programas seguintes será feito rodízio entre os candidatos.

Sábado será o dia 'D' de vacinação contra a Poliomielite

Neste sábado (14) será realizado o dia D da segunda etapa da campanha de vacinação contra a Polimielite em Mato Grosso. Com o slogan 'Não vai esquecer a segunda dose, hein?' , a meta é imunizar 262.931 crianças menores de cinco anos em todo o Estado.
Nesta segunda etapa serão aberto 1.600 posto de vacinação distribuídos nos 141 municípios. Serão disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, 350 mil doses da vacina para que Mato Grosso cumpra a meta de imunização. A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a pólio se encerra no dia 15 de setembro.

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...