TAPIRAPE FM

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Imazon mostra que MT registra aumento no desmatamento

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), organização que faz um levantamento paralelo ao oficial da devastação na região amazônica, registrou em outubro o desmatamento de 153 km² de floresta, considerando apenas áreas com supressão total da floresta, onde o solo fica exposto. A estimativa está em relatório do órgão divulgado nesta sexta-feira.
A área detectada equivale a 95 vezes o tamanho do Parque Ibirapuera, em São Paulo. Só em setembro, haviam sido detectados 170 km² de devastação na Amazônia Legal, que engloba os estados do Norte, mais Mato Grosso e parte do Maranhão.
De acordo com o Imazon, a devastação registrada em outubro representa redução de 21% em relação ao mesmo período de 2009. No ano passado, a área desmatada somou 194 km² para o mês de outubro.
Rondônia registrou 34% do desmatamento observado para outubro de 2010, segundo o Imazon. A capital do estado, Porto Velho, também foi a que mais desmatou a Amazônia no período, com 36,3 km². O Amazonas foi o segundo estado com mais desmatamento no período, correspondente a 30% do total, seguido de Mato Grosso (16%), Pará (10%) e Acre (10%).
No relatório sobre a evolução do desmatamento na Amazônia legal, três estados apresentaram aumento. O estado do Acre foi o que mais registrou desmatamentos e teve um aumento de 67%, seguido por Mato Grosso com 35% e Amazonas com 6%
Por conta da cobertura de nuvens em setembro de 2010, foi possível monitorar 60% da área da Amazônia Legal.
Autor:Redação site TVCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...