
Esta é a quarta campanha que aborda temas ligados ao meio ambiente. As mais recentes foram em 2004, com o lema ”Água, fonte de vida”, e, em 2007, ”Fraternidade e Amazônia vida e missão neste chão”.
Desta vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promete denunciar o desmatamento e as queimadas, responsáveis por 50% da emissão de gases de efeito estufa no Brasil; questionar o modelo energético do país, o agronegócio e o atual modelo de desenvolvimento.
Segundo o coordenador regional da CF em Mato Grosso, Luis Lopes, durante os 40 dias de quaresma, diversas atividades serão realizadas com objetivo de conscientizar e promover, nas comunidades, atitudes que contribuam com a preservação da vida no planeta. ”Cada uma realiza as atividades de acordo com a sua realidade. Teremos novenas, grupos de debate, ações em escolas e associações, com objetivo de levar as discussões para fora da igreja também”.

Concreto - Além de debates, a CNBB também propõe a realização de ações concretas nas comunidades. Para que isso seja possível, realiza uma grande coleta no último domingo da Quaresma, dia 17 de abril. ”Todas as comunidades, por menores que sejam, realizam a coleta nas celebrações e encaminham todo o dinheiro para a campanha”.
Lançamento: A Campanha da Fraternidade 2011 foi oficialmente aberta pela CNBB na Quarta-feira de Cinzas.
Fonte: Gazeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário