Motivado pelo inicio das chuvas, e a tendência das formações e reformas das pastagens, o INDEA DE Vila Rica intensificou a fiscalização no comércio de sementes, a fim de verificar irregularidades praticadas como venda de sementes de varredura sem certificação do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), armazenamento inadequado, sacos abertos, vendas fracionadas, sementes sem identificação e outros que comprometam a qualidade, que pode causar prejuízo ao consumidor.
Importante que o consumidor antes de adquirir, verifique se as sementes são certificadas pelo MAPA identificadas na etiqueta dos sacos através do RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas). Outras informações são discriminadas na etiqueta como valor da germinação, sementes puras, data de validade, dados importantes que qualificam a qualidade da semente que possa estar adquirindo.
Denúncias de sementes sem certificação e outras irregularidades podem ser feitas em qualquer escritório do INDEA, que serão apuradas, e as irregularidades vão de multa, apreensões até interdição do comércio de sementes.
Por: Eldorado FM com assessoria INDEA
Nenhum comentário:
Postar um comentário