TAPIRAPE FM

sábado, 6 de julho de 2013

Cidade com 30 mil habitantes tem apenas uma ambulância, pacientes acabam sendo carregados em viaturas da PM

A exemplo do que vem acontecendo em todo o estado, a área da saúde de Confresa (a 1.180 km de Cuiabá) enfrenta graves problemas de infraestrutura. Nesta quarta-feira (3.07), uma comitiva de vereadores do município se reuniu com deputados estaduais para pedir ajuda e interferência junto ao Governo do Estado para dotar o Hospital Municipal de infraestrutura básica para atender a população.
A situação é tão caótica, revelaram os parlamentares, que atualmente os pacientes são transportados em viaturas da polícia colocando em risco a vida de alguns pacientes em estado grave
.De acordo com Alex Venâncio, secretario de saúde de Confresa, o município tem apenas uma ambulância em funcionamento e segundo ele é um desafio à situação.
“Nós com 5 km de estradas e mais de 30 mil habitantes é um desafio fazer o atendimento com apenas um ambulância” desabafou o secretario ao Agência da Notícia.
Confresa ainda possui outras duas ambulâncias que são do governo do estado, mas estão estragadas, segundo a secretaria a pasta gastou mais de R$ 30 mil tentando arrumar os veículos, mas sempre estragam. “São veículos velhos, nos já gastamos mais de R$ 30 mil tentando arrumar elas, porém não compensa, pois sempre estragam e o custo é muito alto ‘’ explicou ele. O secretario ainda afirmou que as ambulâncias estragadas serão devolvidas ao estado, por não estarem sendo utilizadas.
Após a implantação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Confresa receberá também o SAMU regional que será na cidade e terá duas ambulâncias o que deverá melhorar os atendimentos, a expectativa é de que até abril do ano que vem a unidade já esteja funcionando.
Além de solicitarem uma ambulância, os vereadores explicaram a situação do hospital e pediram o apoio para a obtenção de um aparelho de ultrassonografia e um aparelho de mamografia.
Durante a reunião dos os vereadores ainda  tentaram conseguir a construção de um centro comunitário para Jovens visando a formação integral e a qualidade de vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...