TAPIRAPE FM

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Araguaia: Índios são treinados contra incêndios e queimadas

Mato Grosso é um dos Estados que tem os maiores focos de calor do Brasil. Nesta época do ano, a situação das queimadas se agrava devido às condições climáticas. Com a finalidade de se preparar para evitar os incêndios em terras indígenas o Governo do Estado realizou, de 02 a 06 de agosto, Curso de Formação de Brigada Indígena na terra indígena Maraiwatsede, nos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia.
O curso foi uma parceria entre a Superintendência de Assuntos Indígenas da Casa Civil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço Florestal Americano (USFS). Na ocasião, cerca de 25 indígenas da etnia Xavante, da terra indígena Maraiwatsede, foram capacitados e aprenderam técnicas de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais.
Segundo o cacique Damião Paradzaré, a capacitação é sempre bem-vinda e ajuda a comunidade na preservação da área e redução de doenças respiratórias ocasionadas pela fumaça das queimadas. “Se a gente prevenir a natureza, ela não será mais prejudicada. Os nossos animais viverão em paz e sempre teremos alimentos”, afirmou o cacique.
O superintendente de Assuntos Indígenas, tenente-coronel Alessandro Mariano Rodrigues, enfatizou os desafios da população no combate aos incêndios florestais. “Buscar novos caminhos, apresentar novas alternativas ao uso indiscriminado do fogo são os desafios de todos nós, índios e não-índios”.

2 comentários:

  1. caramba! vocês me conquistaram.

    Um forte abraço a todos vocês...

    ResponderExcluir
  2. A mãe natureza merece mais cuidados, temos que preservar a floresta, combater a biopirataria, tomar posse do que é nosso.
    Se nossas raízes são milagrosas não seremos mesquinhos de negar a cura , mas não podem nos lesar desse jeito.
    Os verdadeiros donos dessa terra são os índios e eles merecem respeito e proteção...

    ResponderExcluir

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...