TAPIRAPE FM

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Pesquisa do IBGE aponta que MT é o terceiro colocado em homens solteiros

O Documento
Pelo menos do ponto de vista dos números, as mulheres solteiras não têm razão para reclamar da falta de homens disponíveis em Mato Grosso. A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE mostrou que para cada 100 mulheres solteiras, existem 114 homens solteiros no Estado. A sobra de 14 homens é a terceira maior num país em 45,8% da população está casada.
Esta sobra ocorre em 21 estados. E as situações extremas constatadas pela pesquisa ficam por conta de Santa Catarina e Distrito Federal: enquanto o primeiro é o estado onde as mulheres têm a maior disponibilidade de homens solteiros (122 para cada cem mulheres), na capital federal faltam 9,6 homens para cada cem mulheres. A média nacional é de 105 homens para cem mulheres.
Os números são suficientes para contrariar aquela recorrente alegação das mulheres de que faltam homens “no mercado”. Entretanto, a simples sobra de homens solteiros não significa maior facilidade para as mulheres encontrarem seu par, como afirma a solteira Luciana
Fontes, 25 anos, cujo sonho, ela enfatiza, é casar. “Não está faltando homem mesmo. O que faltam são homens com responsabilidade e compromisso com as mulheres. Hoje, o sexo se banalizou, o amor se banalizou”, critica Luciana, que até hoje só namorou uma pessoa, por 12 anos, relacionamento que se encerrou recentemente. Ela conta que a maior dificuldade é encontrar pessoas interessantes, com senso de humor e que não liguem somente para as aparências – o que é cada vez mais raro de encontrar, mesmo saindo à noite. “Quem era feliz eram nossas avós”.
No fundo, parece mesmo é haver falta de comunicação entre homens e mulheres. Segundo o assessor de marketing Eduardo Betim, 22 anos, solteiro, são as mulheres que estão fugindo de relacionamentos mais sérios, justamente o que ele anda procurando.
Aí, a coisa só complica, uma vez que é maior o número de homens disponíveis que o de mulheres, como bem indica o IBGE. Por isso, além de sair na noite e nos lugares onde possa conhecer gente nova, Eduardo lança mão da internet para ver se encontra alguém de interesses afinados com os seus, que não queira “só farra”.

NÚMEROS – Se homens e mulheres não estão se entendendo, os números refletem. O IBGE levantou em 2009 que a região Centro-Oeste é a terceira região em proporção de solteiros, 45,7% da população acima dos 15 anos. Os casados representam 43,1% da população. Já os divorciados, desquitados ou separados judicialmente representam uma fatia de 6,2% enquanto os viúvos são apenas 5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...