TAPIRAPE FM

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Campanha contra raiva sem data para ser retomada em Mato Grosso

Só Notícias/Karoline Kuhn

Ainda não há previsão para a retomada da campanha de vacinação contra raiva animal. De acordo com o Ministério da Saúde, ainda é aguardado o resultado da análise que está sendo feita pelo Ministério da Agricultura em animais e em alguns lotes de vacinas. A campanha foi suspensa após investigação laboratorial, realizada com cobaias, indicar a ocorrência de efeitos graves e mortes depois da vacinação que, até então, não eram previstos na literatura científica disponível.

Em algumas cidades matogrossenses, a campanha foi iniciada em agosto. A estimativa era imunizar 618,6 mil animais para evitar a transmissão da doença dos animais aos humanos. Da meta, 506,3 mil correspondia a cachorros e outros 112,2 mil felinos.

Em Sinop, a campanha não foi feita. Dados do Escritório Regional de Saúde, com base no levantamento do IBGE, apontavam que como meta de imunização 21,2 mil cães e 4,2 mil gatos.

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...