TAPIRAPE FM

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Campanha de vacinação contra febre aftosa começou dia 1° de novembro


Começou em Mato Grosso no dia 1º de novembro a maior campanha brasileira de vacinação contra a febre aftosa. Neste período devem ser vacinadas mais de 27 milhões de cabeça de gado só no Estado. A campanha segue até o dia 30 deste mês.

Mato Grosso não registra casos de febre aftosa há quase cinco anos. O estado é um dos 14 que são reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como áreas livres da doença com vacinação.

Os rebanhos de mamando a caducando devem ser vacinados. A vacinação é obrigatória no período estabelecido pelo calendário oficial, e o seu cumprimento é fundamental na prevenção da doença.

A febre aftosa é uma das enfermidades causada por vírus que pode atingir bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos, além de veados, cervos e camelos. A doença é altamente contagiosa e causa importantes perdas econômicas. Porém, não é transmitida ao ser humano. A aftosa pode provocar alta mortalidade em animais jovens devido à miocardite. Os sintomas são febre e vesículas (bolhas) na boca, narinas, focinho, tetas e pés dos animais de casco fendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...