TAPIRAPE FM

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ibama concede licença para usina hidrelétrica do Teles Pires em MT

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) concedeu hoje (13) licenças prévias para as usinas hidrelétricas de Teles Pires, Estreito e Cachoeira, que serão leiloadas na próxima sexta-feira (17) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A Usina Hidrelétrica Teles Pires, que será construída no rio de mesmo nome, na divisa de Mato Grosso com o Pará, entre os municípios de Paranaíta e Jacareacanga, é a maior do pacote de usinas que irão a leilão esta semana. Ela terá 1.820 megawatts (MW) de potência instalada.
A construção da hidrelétrica tem sido questionada pelo Ministério Público Federal no Pará, que entrou com ação civil contra o licenciamento ambiental isolado da usina, que será parte de um complexo de seis hidrelétricas no mesmo rio.
A Hidrelétrica de Estreito terá potência instalada de 56 MWs e será instalada na Foz do Rio Canindé, um dos afluentes do Rio Parnaíba, entre as cidades de Amarante (PI) e Jacareacanga (MA).
Também no médio Parnaíba, a Usina de Cachoeira poderá gerará 63 MWs de energia.
Além das autorizações para as usinas, o presidente do Ibama, Abelardo Bayma, também assinou as licenças prévias para as linhas de transmissão associadas às hidrelétricas.
Mais duas usinas que estavam previstas para o leilão ficarão de fora do certame por falta de licença ambiental: Ribeiro Gonçalves, no Rio Parnaíba (PI) e Sinop, no Rio Teles Pires (MT).
Autor:Redação site TVCA com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...