TAPIRAPE FM

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mapa da Violência aponta Vila Rica como a cidade mais violenta de MT

A cidade de Vila Rica (1.276 quilômetros de Cuiabá) é considerada a mais violenta de Mato Grosso. A taxa de homicídio do munícipio, em 2008, foi de 76,3 por 100 mil habitantes. A cidade é a 38ª mais violenta do país. Os dados são do "Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil", elaborado pelo Instituto Sangari e divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Justiça.
Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres também estão entre as 10 cidades mais violentas do estado, de acordo com o Mapa da Violência. A capital mato-grossense é a 9ª mais violenta, com 42,8 homicídios por 100 mil habitantes, seguida por Cáceres, com a taxa de 42,6. Já Várzea Grande é a 4ª cidade mais violenta de Mato Grosso, registrando 53,8 homicídios a cada 100 mil habitantes. Todas elas, no entanto, estão bem distantes da cidade que lidera o ranking no país: Itupiranga, no Pará, com uma taxa de 160,6 homicídios a cada 100 mil habitantes.
O Mapa da Violência aponta que no período entre 1998 e 2008, o número total de homicídios registrados pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade em todo o Brasil passou de 41.950 para 50.113, o que representa um aumento de 17,8%. Este número é levemente superior ao incremento populacional do período que, segundo estimativas oficiais, foi de 17,2%.
Vila Rica
O delegado da Polícia Civil de Vila Rica, Vitor Chab, se disse surpreso com as informações do levantamento. "Eu não sabia desses dados, estou surpreso. Não acho que Vila Rica seja tão violenta assim e acredito que existam municípios mais violentos em Mato Grosso", afirmou Chab, em entrevista ao site TVCA. O delegado diz que nenhum assassinato foi registrado este ano em Vila Rica.
Vitor Chab afirma que a cidade, com cerca de 20 mil habitantes, conta com um efetivo de apenas sete policiais. "É complicado monitorar uma cidade desse porte com um efetivo e uma estrutura precários. O prédio da delegacia é antigo e está cheio de problemas. A minha equipe está tentando, mas é difícil", explica.
De acordo com Vitor, reclamações sobre a falta de pessoal e sobre a precária estrutura do prédio da delegacia já foram feitas à Secretaria de Estado de Segurança Pública, mas nenhuma providência foi tomada ainda. "Estamos esperando os aprovados no concurso público do estado passarem pela academia para que o efetivo seja reforçado. Quanto ao prédio, o secretário Diógenes Curado está aqui na cidade para a inauguração do Comando Regional da Polícia Militar. Foi prometido que mudaríamos para o prédio antigo do batalhão da PM".
Autor: Bárbara Taques, site TVCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...