A região do Araguaia, também conhecida como “vale dos esquecidos”, detentora de impressionante beleza natural, poderia viver de forma promissora, contribuindo mais com o desenvolvimento do Estado, se, por exemplo, houvesse investimento na infraestrutura para a exploração do turismo.
João Abreu, ex-prefeito de São Félix do Araguaia e com uma vasta experiência em gestão municipal (prestou serviços na área contábil à maioria das prefeituras da região), é um dos que levanta a bandeira da divisão de Mato Grosso.
“Para o Araguaia seria a redenção, porque a região ficaria autônoma, livre para divulgar suas riquezas”, observa o ex-prefeito, ressaltando que o Estado é muito grande e, segundo ele, mesmo o governador tendo a preocupação com todos os municípios, não dá conta de atender suas reais necessidades.
Tonar a região do Araguaia um Estado seria a realização de um sonho na opinião de João de Abreu. “E sou um grande defensor da criação do Estado do Araguaia porque seria a salvação para a região e seus moradores”, acrescenta ele, citando como exemplo o vizinho Tocantins, que representava um prejuízo para Goiás e hoje é um Estado promissor.
Alguns dos principais problemas da região é a falta de estradas asfaltadas, pouquíssima estrutura para receber turistas, graves problemas na área de saúde, poucas escolas de formação superior ou de nível técnico.
Copa 2014 chegou a animar a região, mas até agora nada de concreto foi direcionado para o turismo no Araguaia e que poderia atrair milhares de pessoas do mundo inteiro.
Fonte: Sandra Carvalho

Nenhum comentário:
Postar um comentário