TAPIRAPE FM

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Vila Rica-MT: Mesmo com condições precárias de trabalho, Polícia vem cumprindo o ‘dever de casa’

Apesar das dificuldades enfrentadas pela Polícia Militar e Policia Judiciária Civil, do município de Vila Rica, a criminalidade vem sendo enfrentada, mesmo sem as condições necessárias que o estado deveria oferecer. As instituições enfrentam um sério problema com o pequeno efetivo.

O problema para a Polícia Judiciária Civil é ainda mais sério. A delegacia parece mais uma lata de sardinha, há anos não passa por uma reforma descente, conta com sérios problemas de goteiras.  Vítimas de alguns crimes são atendidas em meio ao movimento, a sala do delegado é um verdadeiro cubículo. A cantina parece mais um almoxarifado de coisas velhas e abandonadas. As condições das celas  perde  longe para muitos locais onde se criam alguns animais.

A falta de efetivo e de viaturas é outro sério problema enfrentado pelos policiais civis. Há Pouco mais de um ano, a policia civil de Vila Rica, contava com mais de 15 agentes, hoje a história é outra, conta só com 07, conforme informação de um agente policial.

Muitos materiais de limpeza, material de escritório, de cozinha, ora são doados por comerciantes ora pelo poder público local, ora ficam quase sem.

Outro sério problema é a situação da fossa da cadeia pública, que vasa constantemente. A cadeia pública está instalada entre os bairros, Vila Nova e Bela Vista. O diretor da cadeia, senhor Rivelino Pereira de Jesus, tomou algumas medidas, medidas que não foram suficientes para resolver o problema.

Essa situação não é nenhuma novidade para o estado. Uma vez que o representante da segurança pública no estado, o Secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Gomes Curado Filho, esteve no município de Vila Rica, duas vezes em menos de um ano. Em sua primeira visita, dia 28 de setembro de 2009, ele visitou a delegacia, o comando da polícia militar, e a cadeia pública. A outra visita aconteceu no dia 17 julho de 2010, ocasião essa, que foram empossados os Conselhos Comunitários de Segurança Pública dos municípios da região do Baixo Araguaia.

O secretário entregou algumas viaturas para policia militar de alguns municípios do Baixo Araguaia. Durante a posse dos Conselhos, representante do Ministério Público Estadual - MPE, e o presidente do Conselho Municipal de Vila Rica, enfatizaram sobre as cobranças feitas ao estado. Cobranças essas que até então não surtiram os efeitos esperados.
Fonte: Rádio Com. Eldorado  FM 87,9 com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...