TAPIRAPE FM

quarta-feira, 23 de março de 2011

Araguaia sobe e preocupa cidades

Por Patrícia Drummond - O Popular

O nível do Rio Araguaia subiu em vários locais nos últimos dias, por causa do intenso período chuvoso. Os municípios de Aruanã e Aragarças são e o distrito de Bandeirantes - pertence a Nova Crixás - são alguns dos mais afetados, além de Cocalinho (MT). Nos pontos em que há a junção dos Rios Araguaia e Garças, o nível fluvial chegou, na última semana, a 10% acima da cota de alerta no Mato Grosso, segundo informações da Defesa Civil daquele Estado.

”Aqui, o rio demorou a encher, e o pico foi agora”, contou, ontem, Manoel Ramos, morador de Bandeirantes, onde é proprietário de um hotel. Segundo ele, a cheia, em 2011, é maior que no ano passado, mas ainda não preocupa muito a população, ao menos na margem goiana. ”Estamos em um ponto mais alto. A situação de emergência é, mesmo, no Mato Grosso”, explicou, lembrando que, na região, o grande problema tem sido a situação das estradas, comprometidas por causa das chuvas.

Em Aruanã, o Rio Araguaia não transbordou por cerca de 30 centímetros, mas a água chegou a correr sobre a grama na Associação dos Pescadores e Guia Turísticos (Aspec) local...

Na Região das Cangas, o rio ocupou o quintal de algumas chácaras próximas à margem. ”Sem chuva nos últimos quatro dias, felizmente o Araguaia começou a baixar. Já desceu mais ou menos um metro”, informou ontem ao POPULAR Manoel dos Reis, morador da cidade.

O quadro mais preocupante da cheia é observado, até agora, na divisa de Mato Grosso e Goiás. Neste local, o nível de água dos Rios Garças e Araguaia aumentou consideravelmente nas duas últimas semanas. No município goiano de Aragarças, o nível das águas chegou a cobrir a praia Quarto Crescente, próximo a atingir a Avenida Beira-Rio. O Corpo de Bombeiros acompanha tudo de perto e mantém barcos monitorando os ribeirinhos. Algumas famílias estão sendo obrigadas a deixar suas casas por medida de segurança.

A situação pode piorar, já que a previsão é de mais chuva em Goiás e no Mato Grosso. Áreas de instabilidade espalham muitas nuvens sobre o Estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições são favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas e rajadas de ventos ocasionais e acumulado significativo de chuva.

As demais áreas deverão manter o mesmo quadro de céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuvas isoladas.

Devido ao período chuvoso contínuo, o solo encharcado prejudica o escoamento da água e provoca a cheia dos rios. No Araguaia, são banhados pelo manancial os municípios de Aragarças e Aruanã; Barra do Garças, Cocalinho, São Félix do Araguaia, Luciara e Santa Terezinha (MT); Caseara, Araguacema, Couto de Magalhães, Araguanã, Xambioá e Araguatins (TO); Conceição do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia (PA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...