TAPIRAPE FM

terça-feira, 21 de junho de 2011

Veículos com placas de final zero devem pagar este mês

Quem possui veículos com placas de final zero tem até dia 29 de junho para pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2011 em cota única, com desconto de 5%. No dia 30 de junho, o imposto ainda pode ser pago à vista, mas sem desconto.
O contribuinte que optar por parcelar o tributo em três vezes, o prazo final para pagamento da primeira parcela também é no dia 30 de junho. Após esta data, o pagamento será integral com acréscimos legais (correção monetária, juros e multas).
O Documento de Arrecadação (DAR-1/AUT), com o valor para pagamento do imposto, pode ser emitido pelo próprio contribuinte no portal da Sefaz (www.sefaz.mt.gov.br), no menu IPVA (lateral esquerda da página). O contribuinte também pode retirar o DAR-1/AUT para recolhimento do IPVA nas unidades informatizadas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT).
Nos municípios onde não houver unidade do Detran ou, se houver e a unidade não for informatizada, o contribuinte pode se dirigir à Agência Fazendária do seu domicílio fiscal para retirar o DAR-1/AUT para pagamento do tributo.
Se o contribuinte emitir o DAR pela internet, a taxa de serviços estaduais é de R$ 3,48. Caso opte por retirar o documento no Detran ou nas Agências Fazendárias, a taxa é de R$ 17,41.
ONDE PAGAR
Os pagamentos relativos ao IPVA, qualquer que seja sua modalidade ou exercício de referência, podem ser efetuados mediante a apresentação do DAR nas Casas Lotéricas e agências ou nos postos de atendimento das instituições financeiras a seguir: Banco do Brasil (e correspondente bancário), Banco da Amazônia, Banco de Crédito Cooperativo do Brasil (Sicredi), Caixa Econômica Federal, Bradesco (e correspondente bancário), Itaú, Unibanco, Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e Cooperativa de Crédito de Primavera do Leste (Primacredi).
A orientação da Sefaz-MT é que o contribuinte procure efetuar o pagamento pelo menos duas horas antes do fim do prazo de vencimento, com o objetivo de se precaver de eventuais dificuldades de comunicação dos sistemas informatizados das agências bancárias, o que pode afetar a transmissão do recolhimento à Secretaria de Fazenda. O veículo com débito em atraso do IPVA não pode ser licenciado.
MAIS INFORMAÇÕES
No portal da Sefaz, também no menu IPVA, o contribuinte pode consultar o valor do tributo do veículo em 2011 e a alíquota, acessar o extrato do seu imposto, verificar a situação de eventuais parcelamentos feitos em anos anteriores, além de toda a legislação pertinente. É possível ainda saber quanto terá de pagar de imposto nos casos de recolhimento em cota única com desconto de 5%, pagamento integral ou parcelamento.
Confira abaixo o calendário de vencimento do IPVA para 2011:
Final 0
Recolhimento em cota única com desc. de 5% - Até 29.06.2011
Recolhimento integral ou parcelado - Até 30.06.2011
Recolhimento integral com multa - Após 30.06.2011

Fonte:Agência da Notícia com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...