TAPIRAPE FM

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Governo mudará pelo menos 4 secretários

O governador Silval Barbosa (PMDB) vai promover uma reforma profunda em seu quadro de secretários. Haverá mudanças em pastas de primeiro escalão como Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Transportes e Pavimentação Urbana (SETPU) e na Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados (Ager).

Para substituir Arnaldo Alves no Transportes, o nome cotado é o do deputado estadual Sebastião Rezende (PR). O lugar de Márcia Vandoni na Ager deve ser ocupado pelo ex-deputado estadual Benedito Pinto, que hoje é secretário-adjunto na Casa Civil. Para o posto de Alexander Maia na Sema, há uma corrente no governo que defende Ságuas Moraes.

As alterações mais urgentes acontecerão no Meio Ambiente e nos Transportes. Os deputados são unânimes em criticar o trabalho de Maia e Alves e há meses levam essa reclamação ao governador Silval Barbosa. Conforme uma fonte do Diário, essas mudanças estão em processo de articulação e nesta semana as conversações devem se intensificar.

Os deputados reclamam que os secretários não atendem às demandas do Legislativo, não atendem ligações e nem retornam. O deputado presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP), já disse diversas vezes em tribuna que o interior do Estado está “abandonado”, citando exemplo das estradas. Segundo ele, o período de chuva chegará e deixará cidades isoladas, pois as estradas estão em péssimas condições.

Outra secretaria que também deverá ter mudanças é de Educação, sob comando de Rosa Neide Sandes por indicação do PT. O principal crítico do trabalho dela é o próprio presidente da Assembleia Legislativa. Para Riva, Rosa Neide não é preparada para gerir a secretaria. Embora afirme que não tem nada contra a secretária e que a acha uma boa pessoa, Riva já declarou diversas vezes que a Educação precisa de outro nome.

Como a Pasta é comandada pelo PT, deve ser adotada uma solução caseira, trocando a secretária por gente do próprio PT. É provável a volta do ex-deputado federal Ságuas Moraes, que já foi secretário da pasta por três anos. Recentemente ele perdeu o cargo de deputado federal para Nilson Leitão (PSDB), que teve os votos recontados e acabou tirando a vaga do petista.
Diário de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...