TAPIRAPE FM

sábado, 31 de dezembro de 2011

Vila Rica e Confresa vão ter Procons a partir de 2012

Conforme pesquisa realizada pelo Instituto Vetor, a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon/MT) de Mato Grosso foi considerada em 2011 o segundo órgão público de maior credibilidade no Estado. Para a superintendente do Procon Estadual, Gisela Simona Viana de Souza, esse é o resultado do trabalho desenvolvido pela entidade, que realizou neste ano mais de 130 mil atendimentos individuais. “A pesquisa foi espontânea”, ressalta.  

Para o Procon, explica a superintendente, 2011 foi um ano de reestruturação, pois o órgão, que anteriormente integrava a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), passou a fazer parte da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Além disso, foram nomeados 22 novos servidores para as áreas de conciliação e fiscalização, advindos do concurso público. “Isso permitiu ampliar o atendimento. Hoje, cerca de 475 pessoas são atendidas diariamente”, destaca Gisela, explicando que “o índice de acordos realizados entre consumidores e fornecedores foi de 82% . No total, foram instaurados 12.900 processos”, informa.  

Gisela Viana destaca que o foco do Procon junto à população é orientar e educar para o consumo. “Quando temos crédito fácil, precisamos trabalhar o superendividamento. Por isso, realizamos diversos Seminários de Educação para o Consumo, dos quais participaram cerca de 172 mil pessoas”. O Procon também realiza outras ações permanentes, como o Dia Mundial do Consumidor, que acontece em 15 de março, o Congresso Estadual de Defesa do Consumidor e o Encontro Estadual de Procons.  

O Estado estimula a implantação de Procons nos municípios, explica Gisela. Em 2011, foram inaugurados dois novos escritórios, em Chapada dos Guimarães e em Jauru, totalizando 31 unidades em Mato Grosso. Também foram adquiridos seis kits para a implantação de Procons nos municípios de Nova Xavantina, Juína, Nova Olímpia, Barra do Bugres, Confresa e Vila Rica, que serão inaugurados em 2012. “Estes municípios têm uma demanda reprimida de pessoas que acabam arcando com prejuízos nas relações de consumo”, frisou.  

O Procon disponibiliza o telefone 151, para atendimento ao cidadão, que funciona das 8h às 18h. ”Também temos o site www.procon.mt.gov.br, no qual fornecemos notícias, informações e dicas para o consumidor”, lembra Gisela, salientando que o órgão deseja ampliar o índice de acordos e que, para isso, está realizando um trabalho com os fornecedores para que eles compreendam que atendendo melhor o consumidor irão fidelizar o cliente. ”A intenção do Procon é fazer com que as relações de consumo sejam mais equilibradas. Que ninguém ganhe tanto e nem perca tanto”, enfatiza.  

PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES EM 2011 
 
1) Serviços essenciais: energia elétrica, telefonia móvel e água.  

2) Produtos: aparelhos celulares, produtos de informática e móveis para quarto.  

3) Assuntos financeiros: banco comercial (tarifas ou cobranças indevidas), cartão de crédito e cartão de loja. 

Redação/Secom-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...