![]() |
Foto ilustrativa |
Sete munícipios mato-grossenses estão em estado de emergência decreto pela Defesa Civil, dois deles do Norte Araguaia sendo as cidades de Santa Cruz do Xingu e Querência, em virtude das constantes chuvas que castigam a região.
Uma equipe percorreu as rodovias nas regiões para verificar a situação do acesso às cidades, a maior atenção foi dada às pontes. O superintendente da Defesa Civil, coronel Sérgio Delamônica, explicou que nesse momento a prioridade é restabelecer a normalidade nos municípios. Ele diz que em janeiro choveu o dobro do que era esperado para estas regiões. No resto do estado a chuva ficou dentro da expectativa.
Fora as duas cidades do Norte Araguaia, também estão em estado de emergência Apiacás, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Nova Nazaré e Rondolândia.
As chuvas não dão trégua e dificultam os trabalhos de recuperação das estradas feitos pelas prefeituras, os problemas decorrentes das chuvas na região do Norte Araguaia são frequentes em virtude da falta de investimentos nas estradas que interligam os municípios.
A MT 322 que liga o Araguaia-Xingu ao Nortão de Mato Grosso está praticamente intrafegável segundo relatados dos que se arriscam em uma estrada que mais parece uma trilha de rally.
A cada dia que passa a impressão que se tem é de que a situação fica cada vez pior no Norte Araguaia, a realidade simplesmente se repete a cada ano, novamente a Ponte sobre o Rio Fontoura (MT 432) está submersa e a população de Santa Cruz do Xingu e São José do Xingu estão isolados.
Em Querência cerca de pelo menos 150 famílias estavam ilhadas no assentamento Brasil Novo, na zona rural do município, a mesma situação se repete por todo o norte Araguaia.
A defesa civil não mencionou quais medidas serão tomadas nesses municípios e se eles estão isolados.
Fonte:Agência da Notícia com Uasley Werneck
Nenhum comentário:
Postar um comentário