TAPIRAPE FM

terça-feira, 3 de abril de 2012

Eleitor, atenção para os prazos da Justiça Eleitoral; veja quem deve comparecer

Os eleitores que vão votar na eleição de outubro deste ano, e que estejam irregulares com a Justiça Eleitoral, devem procurar o cartório eleitoral de sua cidade, de preferência até o final de abril. Neste caso enquadram-se os eleitores que completaram 18 anos e que devem tirar o primeiro título (alistamento) e aqueles que mudaram de cidade (transferência de domicílio).

Atenção: os eleitores que mudaram de bairro na mesma cidade não precisam procurar a Justiça Eleitoral. No dia da eleição, basta se dirigir ao seu local de votação, no bairro onde sempre votou.

Da mesma forma, aqueles que deixaram de votar nas eleições gerais de 2010, mas que votaram em 2008, poderão votar normalmente nas eleições de 2012, mesmo que não procurem a Justiça Eleitoral para regularizar sua situação.

Estes eleitores devem procurar um cartório eleitoral apenas se necessitarem da certidão de quitação eleitoral (para concursos, emprego etc). Isso porque o título só é cancelado quando o eleitor falta a três eleições consecutivas. Vale ressaltar que cada turno equivale a uma eleição.

Os eleitores que possuem necessidades especiais (mobilidade reduzida) precisam pedir sua transferência para uma seção eleitoral especialmente adaptada.

VOTO AOS 16 - Os jovens com 15 anos de idade, que vão completar 16 até a data da eleição, já podem procurar a Justiça Eleitoral para retirar o primeiro título de eleitor. Isso porque o voto é obrigatório a partir dos 18 anos, mas facultativo aos que tem entre 16 e 18 anos.

Basta comparecer ao cartório eleitoral com um documento de identidade com foto e comprovante de residência.

O fechamento do cadastro de eleitores deve acontecer até 150 dias antes das eleições, que neste ano serão realizadas no dia 7 de outubro.

Da Assessoria/ TRE MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...