TAPIRAPE FM

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Foco de raiva bovina foi registrado em Vila Rica, e preocupa pecuaristas


Os pecuaristas do município de Vila Rica (1259 km) a nordeste do estado, com o quinto maior rebanho, podem ligar o sinal de alerta novamente, mais um foco de raiva bovina foi confirmado.

Em entrevista a Rádio Comunitária Eldorado FM, às 10 horas desta segunda-feira, 16/07, o médico veterinário do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA) de Vila Rica, Estevão Galhego Mari, confirmou o foco da doença.

“No mês passado uma novilha da Fazenda Porangaba, a quatro quilômetros da cidade, morreu com sintomas de raiva, na ocasião foi colhido material para exames, e enviado para o laboratório da Agrodefesa de Goiânia-GO, o resultado saiu no dia 29 de junho, confirmando o diagnostico positivo de raiva animal. Com isso, o INDEA está tomando todo os procedimentos, notificando todas as propriedades em um raio de 12 quilômetros em linha reta, ao redor da Fazenda Porangaba, os proprietários já estão sendo notificados, para vacinar obrigatoriamente todo rebanho contra raiva, ou seja de mamando a caducando, também deverão ser vacinados, todas as espécies, como: bubalino, asinino, muares, caprino, eqüinos, suínos, caprinos, ovinos).

A dose da vacina para todas as espécies é de 2 ml na região subcutânea. A dose dever ser repetida 30 dias após. O INDEA já mapeou através do GPS os 12 quilômetros em linha reta, e notificou mais de 80% das propriedades. O produtor que não vacinar o rebanho, será autuado e poderá ser penalizado por não ter vacinado o rebanho. O veterinário alerta as pessoas que tiveram contato com o animal infectado, para procurarem a secretaria de saúde do município para receberem a vacina.

Regiões que deverão realizar obrigatoriamente a vacinação contra raiva no perímetro de 12 quilômetros: Todo projeto de Assentamento Ipê, Promissão primeira e segunda entrada do projeto promissão, projeto Iguatu, Aracaty I, sentido Confresa até propriedade do senhor Dirceu Moreto, na BR-158 sentido ao estado do Pará, até a propriedade do senhor Nedino e do senhor Dorival. A vacinação deve ocorrer dos dois lados das rodovias.

Os produtores que vacinaram em decorrência do primeiro foco no inicio deste ano, ou para se prevenir, eles devem vacinar apenas os animais que nasceram daquele período para cá. 

Por: Radcom Eldorado FM/Robson Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...