TAPIRAPE FM

sábado, 1 de dezembro de 2012

Notificações alcançam 80% dos moradores de área indígena em MT


Pelo menos 80% os ocupantes da área indígena Marãiwatsédé, na região Nordeste de Mato Grosso, foram notificados a deixar a região em cumprimento à decisão judicial que reconheceu a área como de uso do povo Xavante. A informação é da Fundação Nacional do Índio (Funai), divulgada em nota nesta quarta-feira (28). O prazo para que deixem a região de forma espontânea encerra no próximo dia 6 de dezembro.

Todas as comunicações foram realizadas entre os dias 7 a 17 de novembro. Do total, foram 455 pessoas, em 242 empreendimentos (casas, comércios e fazendas). Mais da metade das comunicações (253) foi feita no distrito de Posto da Mata, onde ”houve resistência de pequena parte dos ocupantes. Foram ainda localizados 43 empreendimentos abandonados ou sem moradores”, pontuou ainda a Funai.

A ação de desocupação dos não índios da terra indígena Marãiwatsédé foi iniciada em agosto de 2012, pouco tempo após a Justiça Federal em Mato Grosso determinar a retomada do processo de desintrusão da área com mais de 165 mil hectares e localizada entre os municípios de Alto Boa Vista, São Félix do Araguaia e Bom Jesus do Araguaia.

A retirada das famílias que estão na região deve ocorrer para, segundo a Funai, ”garantir o usufruto e a posse plena do povo Xavante sobre a Terra Marãiwatsédé, conforme determina o Artigo 231 da Constituição Federal.
 Do G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...