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quinta-feira, 28 de março de 2013

Estado dá ordem de serviço para as pontes do Catingudo, Jacaré Valente e Sabino na MT-430



Construtora Via Áppia recebeu na tarde desta segunda-feira, 25.03, a ordem de serviço da Secretaria de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana (SETPU) para o início das obras de construção das pontes de concreto sobre os rios Catingudo, Jacaré Valente e Sabino, na MT-430, Norte Araguaia.
As pontes são uma conquista do deputado Estadual Baiano Filho (PMDB), contempladas no plano de estruturação da logística de transporte implementada pelo Governo do Estado em atendimento a região. Juntas, as pontes somam um investimento de R$ 4 milhões com prazo de execução de 240 dias. Sobre o rio Sabino a ponte terá um vão de 50m, do Jacaré Valente 40m, e a ponte do Catingudo 30m.>>>
Segundo o engenheiro Fernando Fernandes, a construção efetiva das pontes terá início somente após o período de chuvas, quando as águas dos rios baixarem. Enquanto isso, a empresa começa a execução dos trabalhos topográficos, o deslocamento dos equipamentos e a montagem do pátio de obras. Desta forma, é esperado que ao menos os trabalhos de fundação tenham início até meados de abril.
“Mais uma demonstração da força de vontade do governador Silval Barbosa em trabalhar pela região, a exemplo do MT Integrado que em breve estaremos percorrendo os municípios lançando cada uma das obras, isso garantirá a interligação da região impactando drasticamente no escoamento da safra”, concluiu o deputado Baiano.

PONTE DO FONTOURA – A Via Áppia também foi a responsável pela construção da ponte de 125m sobre o rio Fontoura, na MT-430. À época das obras, a construção despertou a curiosidade de moradores e viajantes que percorriam a rodovia no trecho entre Confresa e o Distrito de Santo Antonio do Fontoura.
Além da mega estrutura montada a partir de um sistema de treliças para o desembarque das peças e a acomodação sobre os pilares, as obras também chamaram atenção pelas carretas de mais de 40m de comprimento que cruzavam a BR-158, a cada cinco dias. A cada viagem, oito novas vigas de mais de 16 toneladas eram desembarcadas na obra.
Fonte: Naiara Martins

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