TAPIRAPE FM

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Rui Prado é reeleito presidente e vai para terceiro mandato

O atual presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, acaba de ser reeleito, nesta terça-feira (14) para mais um mandato à frente da instituição, mantendo-se como figura de representação máxima do setor agropecuário do Estado.

Por 50 votos a 30, Prado derrotou seu adversário nas urnas, Antônio Galvan, vice-presidente do Sindicato Rural de Sinop, que representou a primeira chapa de oposição em quase 50 anos de Famato.

Foi a primeira vez que duas chapas disputaram os votos dos 87 sindicatos rurais de Mato Grosso e a disputa, como em outras eleições, acabou tornando-se um grande embate jurídico, que promete não acabar, mesmo com o resultado das urnas.
Prado foi acusado pela chapa adversária de ter se candidatado de maneira ilegal, uma vez que, segundo a interpretação da oposição, partiria para seu terceiro mandato. Em 2008, quando o então presidente Homero Pereira deixou o cargo, Prado assumiu o posto, pois havia sido eleito vice-presidente.

Nas eleições seguintes, concorreu à vaga de presidente e ganhou. Agora, enfrentou as urnas mais uma vez. A justiça do trabalho chegou a decretar a inegibilidade de Rui no último fim de semana, após julgar pedido da chapa adversária. No entanto, a liminar foi cassada e o atual presidente pode continuar na disputa.
O candidato também teve seu registro de candidatura impugnado pelo Conselho Eleitoral, acatando pedido da chapa concorrente. No entanto, em assembleia geral no dia 24 de abril, os produtores, por 57 votos a 3, entenderam que Prado teria o direito de permanecer candidato.
A principal promessa de campanha de Rui Prado para este novo mandato é o fortalecimento dos sindicatos rurais nos diversos municípios de Mato Grosso, criando mecanismos de incremento financeiro. Outra promessa é a de descentralizar algumas decisões, dando mais autonomia para representantes regionais.

Por: Agro Olhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...