TAPIRAPE FM

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Comando Regional X reuniu os municípios para organizar os “Conseg” do Norte Araguaia

O Comando Regional X que tem como comandante o Tenente Coronel Jonas Araújo reuniu em Confresa os 13 municípios que estão sob a responsabilidade do comando para conversar sobre como agilizar a instituição e organização dos Conselhos de Segurança Pública dos municípios que tem como metodologia o trabalho de Polícia Comunitária.
Na reunião além do comandante Araújo, estiveram presentes Gilberto Lara e Vilma Barbosa da coordenadoria estadual de polícia comunitária que faz parte da Secretaria de Estado de Segurança Pública no governo Silval Barbosa.
Na reunião o comandante enfatizou a importância da participação da comunidade no debate da Segurança Pública e disse que a segurança é um dever do Estado, mas com a participação de todos, “quando chamamos para participarem muitos não querem, mas quando acontece um crime bárbaro todos saem nas ruas protestando, por isso todos tem que ajudar para evitar isso acontecer, a segurança com a participação da comunidade é muito importante”, afirmou.
Gilberto Lara da Coordenadoria de Policia Comunitária disse que o modelo de Policiamento Comunitário adotado por Mato Grosso é extraordinário e que já dá resultados, “em Sinop em um bairro criamos uma unidade de Polícia Comunitária, hoje tem 10 projetos sociais, 06 jovens foram para o campeonato nacional de Judô e 03 estão em times profissionais, ganhando R$ 6 a 8 mil, mudamos a cara daquela comunidade”, disse ele.
“Nossa filosofia de Polícia Comunitária surgiu no Estados Unidos, depois foi para o Canadá, Europa e agora aqui no Brasil, está dando certo e acreditamos que com a participação da comunidade a segurança é feita com clareza”, afirmou.
Vilma Lara da Secretária de Segurança disse que a participação de todos ajuda na unidade da Segurança e que os Conselhos ajudam a comunidade saber quais as deficiências que existem e o que deve mudar.
Na reunião os 13 municípios presentes ficaram de organizar seu conselhos e enviarem a documentação na semana que vem para Cuiabá, e dia 19 de Julho terá a posse dos novos conselheiros de segurança em Vila Rica com a presença do Secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamantes.
Olhar 21 com Leandro Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...