TAPIRAPE FM

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Pronatec vai ofertar cursos de qualificação em Vila Rica e mais 15 municípios

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), vai ofertar 65 cursos gratuitos em 16 municípios de Mato Grosso neste segundo semestre. Os cursos podem levar de dois a seis meses para a formação do profissional. As chances de se tornar um empreendedor individual ou encontrar uma vaga no mercado de trabalho são maiores após a qualificação.
Dentre os cursos de maior procura pelos alunos estão o de mecânico de máquinas agrícolas, operador de máquinas e implementos agrícolas e eletricista na rede de distribuição de energia. Os municípios com a vocação para o agronegócio sempre estão em busca desses profissionais.
“Esses cursos são realizados em parceria com as empresas. No caso de eletricista com a Rede Cemat. Em Tangará da Serra o curso de operador de máquinas agrícolas foi com a John Deere (multinacional do ramo). Após o curso, muitos foram absorvidos pelo mercado ou indicado pelas empresas”, explicou o coordenador adjunto de Administração do Pronatec, Nelson Massayuki Yoshitake.
Há outros cursos como o de salgadeiro, manicure e pedicure, cabelereiro, padeiro e artesão de pintura em tecido que permitem que as pessoas possam abrir seu próprio negócio tornando-se um empreendedor individual.
De agosto a novembro estão previstos cursos de inseminador artificial de animais, bovinocultura do leite, montador e reparador de móveis, organizador de eventos, operador de computador, agricultor agroflorestal, cabeleireiro, depiladora, auxiliar administrativo, costureiro, cuidador de idoso, mestre de obras, carpinteiro, dentre outros.
Os cursos serão ofertados nos municípios de Água Boa, Barra do Garças, Barra do Bugres, Carlinda, Luciara, Nova Xavantina, Ribeirão Cascalheira, Santa Terezinha, Primavera do Leste, Sinop, Tangará da Serra, Várzea Grande, Santa Carmem, Vila Rica e Pontal do Araguaia.
O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Rafael Bastos, comentou que o Pronatec é um importante instrumento de formação e qualificação, especialmente para atender as exigências do país e de Mato Grosso que precisam de mão de obra qualificada para construir o desenvolvimento.

“A parceria com o Governo Federal, governo estadual, prefeituras e parceiros é fundamental para que possamos levar esse programa para todo o nosso estado e consigamos cumprir com a nossa missão e objetivo que é ser um instrumento para que nossos jovens possam ter meios de sonhar e se preparar para o futuro”.
Por: Débora Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...