TAPIRAPE FM

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Vereadores e servidores da Câmara de Vila Rica participam de eventos de capacitação em Cuiabá

Vereadores e servidores da Câmara de Vila Rica participam de eventos de capacitação em Cuiabá.
Os vereadores de Vila Rica Luciano de Souza Silveira (SD), Presidente da Câmara, e Laurindo José Demborguski (PR), estão na capital Cuiabá acompanhados dos servidores do Legislativo municipal Soadimar Pizzato e Soadegar Pizzato participando de dois eventos importantes de capacitação.
O Primeiro foi o lançamento do projeto "Democracia Ativa" do Tribunal de Contas de Mato Grosso que aconteceu na tarde de terça-feira, dia 25/11, com a participação de cerca de 300 vereadores do Estado.

O projeto é voltado especificamente para a capacitação dos legisladores municipais, de forma a repassar conhecimento para que possam trabalhar com eficiência na melhoria de vida da sociedade que representam. A proposta foi apresentada pelo ouvidor do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, o presidente Waldir Julio Teis e o corregedor Valter Albano.

Ao fazer a apresentação do projeto "Democracia Ativa", o conselheiro Antonio Joaquim ressaltou o compromisso do Tribunal de Contas em propor melhorias na atuação dos vereadores bem como soluções definitivas para problemas do dia a dia do Legislativo. Antonio Joaquim lembrou que o TCE-MT vem atuando no sentido de orientar os gestores para o Planejamento Estratégico através do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) bem como da necessidade de dar transparência à gestão em cumprimento da Lei de Acesso à Informação e discutir em audiências públicas as leis orçamentárias. Também foi debatido com os vereadores temas administrativos tais como dotação orçamentária e seus aspectos legais.

No segundo evento os desafios do Sistema Público de Saúde serão discutidos no "II Fórum Municípios e Soluções: Diagnósticos e Desafios do Sistema Público de Saúde em MT", que será realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. Durante dois dias de programação, 26 e 27 de novembro, os participantes poderão assistir a 19 palestras em cinco painéis temáticos com especialistas, representantes de conselhos, de profissionais da saúde e gestores com experiência bem sucedida. O evento ocorrerá no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Em cada painel serão apresentados alguns apontados de diagnósticos realizados pelo TCE-MT durante as auditorias especiais nas políticas e gestões de saúde pública. Em 2014 estão em execução três auditorias especiais que subsidiam os diagnósticos nas áreas de: Regulação Assistencial, Assistência Farmacêutica e Atenção Básica. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Auditorias Especiais que está visitando 31 Unidades Básicas de Saúde de 12 municípios do Estado com o objetivo de verificar os principais fatores que influenciam nos indicadores sociais de políticas públicas.

A metodologia para coleta de informações consiste nas observações das unidades quanto ao funcionamento e atendimento, no exame da infraestrutura física e em entrevistas estruturadas ao secretário Estadual de Saúde/Gestor Estadual da Atenção Básica, membros das equipes de monitoramento e avaliação da Secretaria Estadual, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, membros do Conselho Estadual de Saúde e dos Conselhos Municipais de Saúde.


Para o presidente da Câmara de Vila Rica, vereador Luciano de Souza Silveira a participação nos dois eventos é de grande importância, pois o conteúdo abordado irá contribuir muito com o trabalho dos vereadores e corpo técnico do legislativo municipal. “Durante os dois anos que estive na presidência da câmara municipal a capacitação técnica dos servidores legislativos tem sido uma das minhas maiores preocupações, quanto maior o conhecimento técnico os servidores tiverem maior a e eficiência e a segurança na realização dos trabalhos” destacou Luciano.

Por: Ouvidoria Legistativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...