TAPIRAPE FM

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Vila Rica-MT: Carne agora só inspecionada

Por: Rádio Comunitária Eldorado FM
Devido o fechamento do abatedouro de animais (bovinos, suínos, etc.), a falta de carne em alguns açougues já é uma realidade em Vila Rica, mas por pouco tempo.
O Ministério Público Estadual, depois de ter realizado varias reuniões ao longo de 2009/2010, com empresários interessados em construir o abatedouro, onde foram acordados vários prazos para que fosse construído o matadouro dentro das exigências sanitárias.
Os prazos venceram e a construção não saiu. Com isso o prazo e a paciência do representante do MPE, doutor João Batista de Oliveira venceram na última sexta-feira, 15. Boa parte dos açougues estão sem carne. Informações extra-oficiais, falam em um pré-acordo de empresários com a unidade frigorífica local.
De acordo com essas informações, o frigorífico estaria abatendo duas vezes por semana, no máximo trinta animais em cada dia. Com isso o preço da carne tende a ter um aumento, por que passará a ser inspecionada.
Em entrevista a Rádio Comunitária, Eldorado FM, o promotor de justiça, João Batista de Oliveira, ressaltou a importância de consumirmos produtos inspecionados, evitando que o consumidor possa vir adquirir qualquer tipo de doença animal, como a brucelose, tuberculose e outras. O consumidor irá pagar um pouco mais, mas vai consumir um produto de qualidade sem por sua saúde e de sua família em risco, disse o promotor.

Produtos de origem animal
João Batista informou também que: “todos os produtos de origem animal que estiverem a venda nos estabelecimentos comerciais sem o serviço de inspeção municipal, a partir do dia 25 deste mês, serão recolhidos pela vigilância sanitária do município, e o dono do estabelecimento será autuado e responsabilizado.
As feiras livres também não podem vender mais carnes ou produtos de origem animal sem a devida inspeção. Vale lembrar que ninguém irá ficar sem comer carne, os animais serão abatidos em uma unidade frigorífica da preferência do comerciante. Em relação ao abate de suínos, por enquanto não será possível, enquanto não tiver o lugar adequado para o abate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...