TAPIRAPE FM

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Faltam motoristas capacitados para transporte de safra

A safra da soja em Mato Grosso ainda está se desenvolvendo no campo. Mas, as empresas que fazem o transporte da safra já estão preocupadas com a possibilidade de aumento da demanda. Elas investiram em novos caminhões. O problema é que faltam motoristas capacitados.

A transportadora de Rondonópolis, no sul do estado, tem 370 caminhões. Foram comprados mais 50 veículos novos, que chegarão nos próximos dias. O problema é encontrar motoristas para dirigir as carretas. Faltam profissionais no mercado.

“Muitas vezes, a empresa tem de pegar quem está iniciando nesse ofício, que tirou a habilitação recente”, disse Nilton Santos Alves, responsável pelas contratações.

Em outra empresa estão abertas 15 vagas para caminhoneiros. Até o final do ano, vinte carretas novas devem chegar para atender à demanda de serviço a partir de 2011.

A preocupação das transportadoras é com a colheita da próxima safra de soja. O início está previsto para a segunda quinzena de janeiro. Segundo a Associação dos Transportadores de Cargas de Mato Grosso, nesse período devem passar por um trecho da estrada cerca de dez mil caminhões por dia para escoar a produção.

Dados da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, apontam que na safra 2010/2011 Mato Grosso deve produzir mais de 18 milhões de toneladas do grão.

Um levantamento da associação das empresas revelou que só em Mato Grosso existem 500 vagas à espera de candidatos. Para diminuir a falta de mão de obra a entidade está capacitando trabalhadores. A sala fica lotada com 32 alunos que foram garantir uma das vagas.

As mulheres também estão de olho nesta área. Nilva Fátuima Stocker tem a esperança de conquistar uma das vagas.

O curso tem 60 horas de aulas teóricas, como direção defensiva, econômica, orientações sobre saúde, mecânica básica e ainda mais mil quilômetros de prática em uma carreta. A duração do curso, entre aulas teóricas e práticas, é de 96 horas.
Autor:Redação site TVCA com Globo Rural

Um comentário:

  1. boa tarde !!!

    meu nome e GERSON ALVES DA SILVA sou motorista carreteiro profile e esperiente através da internet passei a conhecer esse site gostaria de saber se vcs tem autorização pra me enviar os e-mail das empresas que transportam soja porem já prestei serviços tercerizados a algumas empresas como rodogrande,cargil e outros mas nao tenho contato .

    sem mais att:

    gerson alves da silva

    ResponderExcluir

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...