TAPIRAPE FM

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Agricultores estão preocupados com a chuva em Mato Grosso

A chuva está deixando os agricultores de Primavera do Leste, em Mato Grosso, preocupados. As máquinas não conseguem entrar nas lavouras de soja para fazer a colheita.

O tempo fechado anuncia mais chuva. Por isso, as colheitadeiras estão paradas. Desde o início do ano, a chuva não tem dado trégua na região sul de Mato Grosso.

Na fazenda em Primavera do Leste parte da lavoura está com o solo encharcado. A quantidade de chuva no mês de janeiro está acima da média. Há região em que já choveu praticamente o dobro do registrado no mesmo período do ano passado.

Em uma propriedade da região, dos 2,7 mil hectares, quatrocentos estão prontos para serem colhidos. A preocupação agora é com a previsão do tempo para os próximos dias. “Se continuar deste jeito é perigoso perder soja”, avisou o agricultor.

Em outra propriedade, os grãos devem começar a ser colhidos só no início de fevereiro. O excesso de água na lavoura pode prejudicar o desenvolvimento das plantas.

“A gente está bastante preocupado. O abortamento de vagem é por causa do excesso de chuva. Não consegue segurar a vagem toda a carga. Então, cai muita vagem e a produção diminui”, explicou o agricultor Adelino Guadagnin.
Fonte: site TVCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...