TAPIRAPE FM

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

MT registra quase três mil casos de dengue em dois meses

No período de 1º de janeiro a 24 de fevereiro, Mato Grosso notificou 2.505 casos de dengue no estado. Desse total, 11 foram notificados como casos graves. Até o momento foram notificadas três mortes, sendo duas confirmadas e uma sob investigação.

Cuiabá tem a notificação de 329 casos de dengue, sendo seis de casos graves. Desses casos graves registrados em Cuiabá, quatro são residentes em outros municípios do estado (Tangará da Serra, Nova Brasilândia e Alto Paraguai). Um caso é de uma pessoa residente em Manaus, na Amazônia.

Em Várzea Grande, a notificação é de 90 casos de dengue. Em Sinop, a notificação é de 395 casos de dengue. E em Rondonópolis, a notificação é de 93 casos da doença.

Os municípios que tiveram a notificação de óbitos por dengue até o momento são General Carneiro (um caso confirmado), Pedra Preta (um caso confirmado) e Cuiabá (um caso sob investigação).

Medidas de prevenção
A Secretaria de Estado de Saúde continua a recomendar medidas de prevenção simples, que devem ser tomadas pela população do Estado: manter a caixa d’água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos na parte interna (lavados com escova e sabão semanalmente). Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.

No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar o mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los foram do alcance de animais. Manter as lixeiras bem fechadas.
Fonte: Site TVCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...