TAPIRAPE FM

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Vacina antidengue deve ser testada no Brasil

A vacina contra a dengue entrou em fase final de preparação e o Brasil pode ser o primeiro país a recebê-la. A vacina está sendo produzida pela empresa francesa Sanofi Pasteur e o Brasil seria o país ideal para distribuir o imunizante, pois por aqui a doença é endêmica e o Brasil possui recursos para bancar o investimento, ao contrário de países pobres e que também sofrem com a dengue. De acordo com reportagem do jornal Estado de São Paulo, executivos da Sanofi Pasteur devem desembarcar em Brasília no próximo mês para propor ao governo federal um acordo para que o Brasil tenha prioridade na distribuição da vacina.
Os testes da terceira fase da vacina serão iniciados neste ano, com 30 mil pessoas, e o Brasil fará parte desses testes. Se a eficácia do produto for comprovada, o primeiro pedido de registro e autorização será feito em 2013. Para a Sanofi, a meta é a de ter o produto no mercado mundial já em 2015.
No caso do Brasil, a empresa quer negociar prazos menores para permitir que a vacina chegue à população. "O que vamos propor ao Brasil é que, se houver um compromisso político e um processo mais acelerado de aprovação, o produto poderá estar à disposição antes de 2015", disse Jean Lang, vice-presidente de pesquisa e chefe do programa de dengue.
Um problema que deve ser enfrentado pela empresa francesa é que o Brasil já está desenvolvendo duas vacinas contra a dengue: uma por meio de uma parceria entre a multinacional GSK e a Fiocruz e outra, pelo Instituto Butantã. Por isso, a Sanofi quer propor que seu produto seja usado no Brasil enquanto o país não finalizar sua produção própria. A Sanofi, segundo o Instituto Internacional de Vacinas, tem pelo menos quatro anos de avanço sobre os demais projetos.
Dengue em Mato Grosso
Em apenas uma semana, Mato Grosso registrou mais de 400 casos de dengue. No período de 01 de janeiro a 17 de fevereiro de 2011, foram notificados 2.486 casos da doença e desse total, 10 foram notificados como casos graves de dengue. Até o momento foram notificados três mortes, sendo dois casos confirmados e um sob investigação.
Cuiabá, a capital do Estado de Mato Grosso tem a notificação de 282 casos de dengue, sendo cinco de casos graves. Em Várzea Grande a notificação é de 79 casos de dengue. Em Sinop a notificação é de 385 casos de dengue e em Rondonópolis, a notificação é de 76 casos da doença.
Fonte:Site TVCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...