
Silval destacou seu compromisso de assegurar ao menos um acesso pavimentado às cidades, observando que as obras necessárias para tanto, em alguns casos, serão realizadas em parceria com o Dnit. “Esse será o caso de Porto Alegre do Norte e também de Confresa e Vila Rica, que estão à margem da BR-158”.
A principal reivindicação da região do Araguaia, que enfrenta problema parcial de isolamento para escoar a produção agropecuária, é logística de transporte. “Estamos virando esta página”, avalia Silval, que adiantou aos políticos com os quais se reuniu, que a Ferrovia da Integração Centro-Oeste FIC foi licitada e seu licenciamento ambiental concedido. Neste ano a obra no trecho de Água Boa e a Ferrovia Norte-Sul, em Campinorte (GO), será iniciada.
Numa ação política sincronizada do governador com a bancada federal, o deputado Wellington Fagundes (PR) incluíra a construção dos portos de Barra do Garças, Araguaiana, Cocalinho e São Félix (todos no rio Araguaia) e o porto de Nova Nazaré (rio das Mortes) ao Plano Nacional Viário (PNV). Wellington é relator da Emenda 513 que trata de temas nessa área; a votação do PNV acontecerá na terça-feira...
Numa lista de reivindicações políticas regionais os cinco portos da região ocupam lugar de destaque, porque facilitam o escoamento agropecuário e criam estrutura para a movimentação regional de cargas. “O governador pediu a inclusão desses portos ao PNV e o atendi”, acrescenta o deputado e relator.
A travessia urbana da BR-158 em Água Boa é antiga reivindicação local. Essa obra, orçada em R$ 14 milhões, foi autorizada e contratada. A liberação dos recursos para tanto está assegurada pelo orçamento da União à espera de liberação financeira.
Após a reunião com políticos Silval conversou com jornalistas. O governador destacou que na semana passada despachou na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) com prefeitos de todas as regiões e que reforçou seu compromisso de executar governo municipalista.
Fonte:Agência da Notícia / Agua Boa News
Nenhum comentário:
Postar um comentário