TAPIRAPE FM

sábado, 9 de abril de 2011

Mato Grosso é o estado que mais desmatou a Amazônia Legal no primeiro bimestre de 2011

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou nesta quarta-feira que detectou 19,2 km² de desmatamento na Amazônia Legal em janeiro e fevereiro de 2011. A área equivale a cerca de 12 vezes o tamanho do Parque Ibirapuera, em São Paulo, ou a área quase equivalente à da Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Mato Grosso lidera a área desmatada no primeiro bimestre deste ano, segundo os dados do Inpe. Da derrubada observada no período, mais de 14 km² ocorreram no estado.

A área desmatada pode ser muito maior, já que as nuvens cobriram 85% da região em janeiro e 93% em fevereiro, dificultando o monitoramento por satélites. O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que faz um levantamento paralelo ao oficial da devastação no bioma, detectou apenas para o mês de fevereiro deste ano uma derrubada de 63 km² de floresta. A Amazônia Legal equivale a toda a Região Norte do país, mais Mato Grosso e parte do Maranhão.

O Maranhão teve pouco mais de 4 km² de devastação no primeiro bimestre de 2011 e o Pará, 0,52 km². Amazônia passa por sua época chuvosa e, por isso, o Inpe tem divulgado os dados da devastação bimestralmente.

O Instituto, sediado em São José dos Campos (SP), ressalta que em função da cobertura de nuvens variável de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites, os dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) não representam medição exata do desmatamento mensal na região.
Fonte: site TVCA com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...