TAPIRAPE FM

terça-feira, 12 de abril de 2011

Município do Norte Araguaia decreta estado de emergência

 A prefeitura municipal de São José do Xingu decretou estado de emergência em consequência das más condições das estradas, o que dificulta o escoamento da produção de soja da região. Além dos agricultores, os pecuaristas também sofrem com dificuldade de encaminhar o boi gordo para o abate.

O assessor jurídico da prefeitura, Sandro José Luz Costa afirma que a cidade está prejudicada e que em alguns trechos das rodovias que dão acesso ao município a passagem é impossível. ”Na MT-312 o rio Fontoura está sobre a estrada e não tem como trafegar”. De acordo com Sandro, esta estrada liga São José do Xingu a Canabrava do Norte e Porto dos Gaúchos.

Há também problema na MT-322, que dá acesso a BR-158. Segundo Sandro José, em alguns trechos o rio Xingu também passa por cima da estrada e em outros há muito atoleiro. ”Até semana passada os caminhões estavam atolados, mas a prefeitura enviou algumas máquinas e a situação melhorou um pouco”.
Os prejuízos e o desembolso necessário para recuperar as estradas ainda não foram calculados. Segundo Sandro José, a prefeitura está fazendo um levantamento e na próxima semana o prefeito Gilberto Mendes Leoncini (DEM) deve vir á Capital para conversar com o governo do Estado e reivindicar ajuda financeira.

O diretor da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso Famato), Marcos da Rosa, considera que as prefeituras das cidades onde há este tipo de problema precisam se planejar e recuperar as estradas antes do início das chuvas para evitar transtornos e prejuízos para a agropecuária.
Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...