TAPIRAPE FM

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Acordo pode definir continuidade das BRs 158 e 242

A doação das áreas do Parque Estadual do Araguaia ou sua permuta pela Reserva Maraiwatsede, localizada em Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia, estão sendo consideradas estratégicas para a continuidade das BRs 158 e 242, importantes e únicas vias de escoamento da produção agrícola do centro-oeste mato-grossense. Esse entendimento deu origem ao Projeto de Lei nº 170/2011 que cria mecanismos para que o governo mato-grossense e a União materializem a proposta.

“A impossibilidade ou a dificuldade de demarcação e ocupação pela comunidade indígena, a degradação ambiental, a concordância expressa da comunidade indígena e a vontade política dos entes públicos envolvidos são pressupostos para a concretização do acordo”, disse o deputado Adalto de Freitas (PMDB).

Segundo ele, a troca envolverá uma área até então dita como tradicionalmente ocupada por outra que tem a mesma dimensão e aspectos fisiológicos, características peculiares para serem transformadas em parque indígena. Em sua justificativa, o projeto alerta que o distrito Estrela do Araguaia ou Posto da Mata – com mais de dois mil habitantes – será diretamente atingido com a ocupação dos indígenas.

“A abertura histórica da rodovia BR-158 pelos pioneiros da região do Araguaia/Xingú, há mais de 50 anos, levou em conta as melhores condições de solo, topografia e percurso, sendo necessárias apenas as adequações para pavimentação asfáltica.
FERNANDO LEAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...