TAPIRAPE FM

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Incra faz vistoria em terra no norte de Mato Grosso invadida por índios

Iara Vilela Do G1 MT

Técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já estão em Alto Boa Vista, a 1.058 quilômetros de Cuiabá, para fazer uma vistoria na área invadida na semana passada por 125 índios xavantes. Os indígenas reivindicam a terra Maraiwatsede, ocupada por fazendeiros há mais de 40 anos.

Segundo o superintendente do Incra no Estado, Willian Sampaio, oito técnicos do órgão foram enviados ao local para elaborar um levantamento dos posseiros que se enquadram no perfil dos beneficiários da reforma agrária. Ainda de acordo com as informações repassadas pelo superintendente da Funai, o levantamento deve começar nesta quarta-feira (18) e vai servir para verificar se na área existem famílias de baixa renda e que podem ser enquadradas em algum programa de reforma agrária.

Os xavantes alegam que invadiram a área porque a terra estaria sendo arrendada para outras pessoas formarem mais pasto. Na década de 60, com a ajuda do governo federal, os indígenas foram retirados da área e levados para uma aldeia há mais de 400 quilômetros da região.

Na época, quando a terra ficou desocupada, a área foi vendida. Mas a Justiça reconheceu o direito dos xavantes ocuparem a reserva, tida como sagrada. Só que os fazendeiros permanecem no local amparados por recursos judiciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...