TAPIRAPE FM

sábado, 18 de junho de 2011

TRE reconta votos, confirma Leitão eleito e mantém Ságuas na suplência

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou, nesta quinta-feira, à noite, a recontagem de votos para deputado federal, confirmando a eleição do ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB) e o consequente remanejamento de Ságuas Moraes (PT) para a condição de primeiro suplente na Câmara dos Deputados. Isso porque os 2.098 votos do ex-candidato Willian Dias (PTB) foram somados à coligação Jonas Pinheiro (PSDB/DEM/PTB), como já era esperado.

O TRE tem agora três dias para publicar a ata da recontagem e informar, à mesa diretora da Câmara, a reconfiguração da bancada mato-grossense. A posse deve acontecer na próxima semana, na sessão de terça ou quarta-feira.

A retotalização aconteceu após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatar recurso de Willian, que foi beneficiado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela não aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa na eleição de 2010.

A Ficha Limpa foi publicada no mesmo ano da eleição e a Constituição prevê que nenhuma Lei pode alterar o processo eleitoral em curso. Willian havia sido barrado pela “Ficha Limpa”, por causa de uma condenação na Justiça.

Com a mudança, a bancada do Estado passa a ter dois deputados de oposição ao governo Dilma - Júlio Campos (DEM) e Leitão. Sinop também é beneficiada, já que, além do tucano, conta com o suplente Roberto Dorner (PP) no exercício do mandato e o município fica com dois parlamentares naquela Casa de Leis.
Fonte: Olhar Direto - Alexandre Alves e Lucas Bólico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...