TAPIRAPE FM

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ministra reforça campanha contra as queimadas em MT

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa lançam, na segunda-feira (18), durante a abertura da primeira reunião de trabalho dos secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal deste ano, o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman/MT).

Composto por técnicos do Ibama/Prevfogo, ICMBio, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Estadual/Casa Militar, o Ciman tem como objetivo potencializar as ações de prevenção e combate a incêndios florestais no Estado, de forma conjunta e integrada entre os órgãos estaduais e federais.

No Ciman, os órgãos envolvidos compartilham informações e ações, respeitando as competências e particularidades de cada um, dentro do Sistema de Comandos de Incidentes (SCI) integrando as ações de respostas aos incêndios florestais e com isso, conferindo uma maior agilidade e eficiência nas ações de redução da vulnerabilidade social, frente aos prejuízos econômicos, ambientais e sociais, cada vez mais crescentes, relacionados aos efeitos das queimadas e dos incêndios florestais.
Neste ano, o Centro Integrado, por meio da Sala de Situação, funcionará no prédio anexo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

O Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman) é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

No ano passado, ao lançar o Ciman, a ministra do Meio Ambiente destacou o pioneirismo do Estado na implementação de estratégias de prevenção com resultados positivos.

O lançamento do Ciman-MT foi durante a abertura do Fórum dos Secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal, na segunda-feira (18.07), às 08h30, no Auditório Governador "Ponce de Arruda" (anexo ao Salão Nobre "Cloves Vetoratto"), no Palácio Paiaguás.

Fonte:Agência da Notícia/Midia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...