TAPIRAPE FM

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

MT tem 33 casos de dengue por dia e governo alerta para o risco do tipo 4

Mato Grosso registrou uma média de 33 casos de dengue por dia entre o dia 1º janeiro até esta quinta-feira (18). No acumulado do ano foram 7.737 casos. Os dados são de um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que mantém os municípios em alerta para evitar a entrada da dengue tipo quatro no estado.
Até o momento foram notificadas sete mortes pela doença, sendo que seis foram confirmadas e um ainda está em investigação. A cidade de Sinop, a 500 quilômetros de Cuiabá, lidera o ranking estadual com a notificação de 1.491 casos de dengue. Na sequência está a capital com 1.081 casos. No entanto, Cuiabá se destaca pelo número de casos graves. Dos 40 registrados, 18 graves foram confirmados na cidade.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Oberdan Lira, o estado mantém os 141 municípios em alerta quanto ao monitoramento do novo sorotipo da doença, a dengue tipo 4, que tem circulação em alguns estados brasileiros. Em Mato Grosso, segundo a Secretaria, ainda não se tem notificação de nenhum caso do novo sorotipo.
Medidas de prevenção
A Secretaria de Saúde recomenda as seguintes medidas de prevenção: manter as caixas d’água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água totalmente tampados e limpos, lavando-os com escova e sabão semanalmente. A população também deve remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.
No caso dos vasos de plantas, encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos. Se não tiver areia no recipiente, ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. E deve ser jogado no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias.
Do G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...