TAPIRAPE FM

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Dom Pedro Casaldáliga recebe prêmio pela luta por Democracia e Justiça no Campo

O bispo emérito de São Felix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, recebeu o prêmio ‘’Personalidade de destaque na luta por Democracia e Justiça no Campo’’, a cerimônia de entrega do 1º Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre aconteceu na última terça-feira (13), às 19h30, no Teatro da Universidade Católica (Tuca), em São Paulo.

Receberam o troféu, criado pelo artista plástico Elifas Andreato, os candidatos mais votados pelo público nas cinco principais categorias do prêmio, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, escolhido para a 6ª categoria do prêmio – “Personalidade de Destaque na Luta por Democracia e Liberdade”. A instituição do prêmio é mais uma ação da CUT em defesa da democracia, diz o presidente da CUT, Artur Henrique da Silva, que o associa às bandeiras defendidas pela central. "A história da CUT é a história da luta em defesa da democracia e da liberdade. Por isso, o Prêmio CUT vai homenagear pessoas que tiveram um papel importante nessa luta e também mostrar que essa é a bandeira fundamental da nossa central."  

Também serão homenageadas pessoas que colaboraram com a CUT na definição dos candidatos: Denise Fon (jornalista, anistiada política e membro do Grupo Tortura Nunca Mais), Emir Sader (sociólogo), José Dirceu (ex-deputado federal e ex-ministro da Casa Civil) e Rildo Marques (diretor do Movimento Nacional de Direitos Humanos e membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana/SP).  

Dom Pedro Casaldáliga – Espanhol radicado no Brasil desde 1968, dom Pedro é bispo emérito de São Félix do Araguaia (Mato Grosso). Defensor dos direitos humanos foi alvo de perseguição pela ditadura militar e recebeu inúmeras ameaças de morte por apoiar trabalhadores rurais e a luta pela reforma agrária. O bispo também é um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). 

Fonte:Agência da Notícia com Uasley Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...