TAPIRAPE FM

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dom Casaldáliga manifesta solidariedade para com índios mapuche no Chile

São Félix do Araguaia (RV) – O Bispo emérito de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, escreveu um artigo denunciando a opressão dos índios mapuche no Chile. 
 
”Chegam diariamente do território Mapuche, no Chile, denúncias de abusos que abalam as consciências de nosso país e do mundo. A militarização de La Araucanía deixou um rastro de repressão policial, ataques brutais e castigos humilhantes para as mulheres, homens, idosos e crianças” – escreve o Bispo.  

Dom Casaldáliga critica a postura adotada pelo governo, em especial do ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, de acusar os índios de serem responsáveis por incêndios florestais em que seis pessoas morreram. Há interesses econômicos na região, com a presença de inúmeras empresas madeireiras.  

Para o Bispo, ”trata-se de uma manobra projetada para abusar da Lei Antiterrorista, com a qual o Estado se lança contra homens e mulheres em luta por suas terras e dignidade”. 
 
Dom Casaldáliga manifesta sua solidariedade para com ”os irmãos Mapuche, vítimas da repressão, perseguição e racismo do Estado chileno”, e pede ao governo a retirada das tropas da polícia que ocupam a região. 
 
”A luta do povo Mapuche é parte da grande luta de todos os povos da nossa América”, conclui Dom Casaldáliga. 

(BF-Cimi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...