TAPIRAPE FM

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Cerca de 80% dos prefeitos de MT aptos a concorrer à reeleição


Dos 141 prefeitos no Estado, 113 deles (80,15%) poderão disputar a reeleição no próximo mês de outubro. O levantamento foi feito a partir de dados da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e mostra que a renovação no cenário político regional pode ser pequena nesse ano, já que eles têm vantagens em relação aos demais concorrentes.

Entre os prefeitos, apenas 28 deles estão no segundo mandato e não podem pleitear mais 4 anos de gestão consecutiva. A favor dos que estão no exercício dos cargos estão a visibilidade das obras realizadas e a exposição que o cargo público traz.

A renovação poderá ser pequena principalmente porque políticos que começaram a se projetar conseguiram chegar aos cargos de prefeito em pelo menos 8 cidades após as últimas eleições municipais (2008). Eles foram eleitos através de pleitos suplementares onde os gestores foram cassados, como é o caso de Alto Boa Vista, Santo Antônio de Leverger, Tangará da Serra, Novo Horizonte do Norte, Araguaia, Ribeirão Cascalheira, Novo Mundo e Campos de Júlio.

Mesmo tendo poucos meses à frente dos municípios, os prefeitos eleitos fora de época têm a vantagem de ficarem conhecidos há pouco tempo junto ao eleitorado. Exemplo disso é o empresário Saturnino Masson (PSDB), eleito em outubro passado diante da cassação de Júlio César Ladeia (PR) e do vice José Jaconias (PT) por improbidade administrativa em Tangará da Serra.

Mesmo evitando admitir atualmente a pré-candidatura à reeleição, Saturnino Masson deverá fazer 2 campanhas em praticamente 1 ano. Ele foi o único eleito pela Câmara de Vereadores através de uma eleição indireta, pois a cassação dos antecessores ocorreu no segundo biênio do mandato. Nos demais casos, os atuais prefeitos foram eleitos diretamente pela população.

A eleição nas maiores cidades de Mato Grosso poderá contar com os atuais prefeitos, como é o caso de Cuiabá, onde Chico Galindo (PTB) tem direito à reeleição, mas vem negando interesse no projeto. O mesmo diz José Carlos do Pátio (PMDB), de Rondonópolis. Já Tião da Zaeli (PSD), de Várzea Grande, e Túlio
Fontes (DEM), de Cáceres, admitem publicamente interesse em mais uma gestão consecutiva.

Os prefeitos reeleitos não podem disputar novo mandato porque a Constituição Federal, no artigo 14, prevê que presidente da República, governadores de Estado e do Distrito Federal, os prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos apenas para um único período subsequente.

A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...