TAPIRAPE FM

terça-feira, 27 de março de 2012

Confresa, São Félix do Araguaia e Luciara vão receber brigadas a partir de junho

Mato Grosso está entre os 17 estados brasileiros, além do Distrito Federal, que levaram o Ministério do Meio Ambiente (MMA) a declarar estado de emergência ambiental por conta das ameaças de queimadas e incêndios florestais.

A medida, publicada no Diário Oficial da União, vale entre abril de 2012 a abril de 2013 e autoriza, em nível nacional, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a contratar de forma temporária até 2.520 mil brigadistas para combater incêndios.

No estado, onde o período crítico de queimadas vai de julho a novembro, está prevista a contração de 262 profissionais. Os outros estados são o Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins, Bahia, Pará, Piauí, Ceará, Pernambuco e Roraima

De acordo com o coordenador do Programa de Combate ao Fogo (Prevfogo), do Ibama, Cendi Ribas, as brigadas ficarão sediadas em 10 municípios, entre eles Cotriguaçú, Brasnorte, Comodoro, Cáceres, Novo Mundo e Nova Ubiratã. “Existe um ranking de prioridade dos municípios que leva em consideração o número de focos, a presença da vegetação nativa, de áreas de conservação e de terras indígenas”, explicou.

Porém, há administrações municipais que fazem parte do ranking e que não têm interesse de manter a parceria com o Ibama, uma vez que entram com a contrapartida para instalação das brigadas e com equipamentos tais como telefone.

Além disso, para a região do Araguaia, que engloba os municípios de Confresa, São Félix do Araguaia, Luciara e Cocalinho, a intenção do órgão federal é antecipar a atuação dos brigadistas para o mês de junho. “Geralmente a seca começa antes e é um lugar que queima muito”, observa.

Em abril próximo o Ibama inicia a seleção dos brigadistas nos municípios. Após, eles passarão por um curso de formação que inclui aulas teóricas e práticas de combate ao fogo.

Para o trabalho, eles receberão um salário mínimo mais benefícios, além de equipamentos individuais (IPI) e de combate, como bombas costais, foice e abafador. Neste ano, o órgão federal destinará R$ 2,5 milhões para os trabalhos de prevenção e combate a incêndios em Mato Grosso.

Conforme a assessoria de Comunicação do MMA, a decisão leva em conta os compromissos internacionais do Brasil, as metas estabelecidas no Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA) e a recomendação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) de fortalecer uma política integrada de combate aos incêndios florestais.

Diário de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...