TAPIRAPE FM

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ibama Sinop apreende tratores usados em desmate ilegal no Nortão


Agentes ambientais do Ibama apreenderam três tratores, no domingo (22), no município de União do Sul. Um dos tratoristas, ao perceber a chegada dos agentes, tentou fugir mata adentro com o equipamento. No entanto, acabou batendo em uma árvore de itaúba, abandonou o trator e conseguiu fugir. Ninguém foi preso durante a ação, que faz parte da operação Verdes Veredas, que visa o combate ao desmatamento ilegal utilizando indicativos de satélite.

De acordo com o chefe do Ibama em Sinop, Evandro Selva, a área onde ocorreu a ação tem sido alvo de extração ilegal de madeira desde o início do ano. O proprietário da fazenda não residiria na cidade, pois tem sofrido ameaças por insistir em denunciar as irregularidades ocorridas em sua propriedade. "Já estávamos monitorando a área há algum tempo e confirmamos as denúncias. Com isso, preparamos uma noite de vigília para dar o flagrante", explica Selva, por meio de assessoria.


O chefe do Ibama explicou que os infratores não montam acampamentos, nestes locais, justamente para driblar a fiscalização. Eles cortam a madeira e tiram imediatamente do local. Na tentativa de não terem as máquinas apreendidas, tentaram esconder os tratores em uma mata ao lado. Todavia, os fiscais descobriram e transferiram os equipamentos para o pátio do Ibama em Sinop, no qual ficam sob vigilância.


Fonte:Agência da Notícia com Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...