TAPIRAPE FM

sábado, 2 de junho de 2012

Em greve, trabalhadores da educação de São Félix do Araguaia cobram resposta do executivo


O não atendimento das reivindicações dos trabalhadores da educação de São Félix do Araguaia (a 1.159 km de Cuiabá) fez com que a categoria entrasse em estado de greve, deliberado durante assembleia geral realizada no dia 24 de maio.

A pauta de reivindicações foi protocolizada, no dia 25 de maio, no gabinete do prefeito Filemon Gomes Costa Limoero, e na Secretaria Municipal de Educação. Também foi encaminhado oficio à Promotoria de Justiça da Comarca de São Felix do Araguaia para comunicar a situação da categoria. O Executivo Municipal tem prazo até dia quatro de junho para se pronunciar. No dia cinco de junho será realizada assembleia geral para deliberar sobre a paralisação por tempo indeterminado.

Os trabalhadores da rede municipal reivindicam a valorização profissional, com o pagamento do piso salarial de R$ 1.451,00 conforme a lei 11.738/2008; pagamento das diferenças de janeiro a maio de 2012; reestruturação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), carga horária de 30 horas e um terço de hora atividade; garantia de condições de trabalho e segurança a todos profissionais e alunos; formação continuada a todos os profissionais da educação; garantia de merenda escolar com qualidade a todos os alunos, dentre outras.

De acordo com o presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) de São Félix do Araguaia, Juracy Lima da Silva, os trabalhadores do município estão cansados do descaso com que a educação vem sendo tratada. “Nossas tentativas de acordo com o administrativo vem desde o início desta gestão. No entanto, eles estão sempre nos ignorando. O prefeito alega não ter recursos, mas a arrecadação [do município] em 2010 foi de 25 milhões de reais e um pouco mais de 27 milhões no ano passado. Ou seja, existe um crescimento no município, mas os nossos salários continuam os mesmos”, lamentou.

“No dia cinco de junho iremos deliberar sobre a resposta ou não resposta [do Executivo] e, assim, teremos um posicionamento”, afirmou ao se referir à assembleia geral da categoria. 

Por: Agência da Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...