Equipes do Prevfogo da brigada sediada em Confresa/MT iniciaram na quinta feira 02 de agosto, ajuda no combate ao incêndio florestal na Terra Indígena Urubu Branco, onde posseiros e invasores provocaram um grande incêndio florestal. Entretanto, a situação mais crítica é na Terra Indígena Maraiwatsede (Bom Jesus do Araguaia/MT). Lá, o incêndio já atinge 16 mil hectares.
O cacique indígena Damião Paridzané disse ao Água Boa News que o incêndio poderá ter sido provocado pelos invasores que diante da possibilidade de serem retirados da área por decisão judicial, teriam provocaram um grande incêndio florestal que atingiu a aldeia Xavante, onde queimou alguns bovinos e está ameaçando até mesmo as casas da comunidade indígena.
O incêndio está sendo combatido pelas brigadas do Ibama/Prevfogo sediadas em São Felix do Araguaia e Luciara. No sábado (04.08), a equipe emergencial de Pronto Emprego, sediada em Brasília e especializada em incêndios em ambientes de savana e cerrado, chegaram à região para reforçar o combate.
A região do Araguaia, no Estado do Mato Grosso, é uma das mais críticas em relação à ocorrência incêndios florestais. É comum a ocorrência de grandes incêndios, que provocam danos severos na vegetação e na fauna nativa. As comunidades indígenas que habitam a região estão entre as mais prejudicadas por estes sinistros, muitas vezes causados pelos próprios índios para realizarem a caça da maneira tradicional colocando fogo em um círculo previamente demarcado e depois não conseguem apagar. Incêndios nessa modalidade sempre acontece nas Terras Indigenas de Areões nos municípios de Água Boa e Nova Nazaré e Pimentel Barbosa nos municípios de Canarana e Ribeirão Casacalheira e por fazendeiros que utilizam o fogo para o rebrote das pastagens.
As brigadas do Ibama/Prevfogo são implantadas nos municípios críticos em relação à ocorrência de incêndios florestais. Sua atuação é direcionada à proteção das áreas sob responsabilidade do Governo Federal, como Terras Indígenas, Florestas Públicas e Unidades de Conservação (em apoio ao ICMBio). As brigadas pronto emprego são acionadas como reforço em grandes operações de combate, possuem ampla experiência e recebem capacitação diferenciada.
Por: Kassu com informações do IBAMA

Nenhum comentário:
Postar um comentário