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quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Horário eleitoral custa R$ 3,18 por brasileiro


Cada um dos 190,7 milhões de brasileiros vai pagar, ainda que indiretamente, R$ 3,18 para receber informações dos candidatos a prefeito e vereador pelo rádio e televisão, segundo dados da Receita Federal.

De acordo com o órgão, esse valor somado corresponde aos R$ 606,4 milhões que deixarão de ser recolhidos em 2012 com a isenção fiscal que as empresas de comunicação recebem por transmitir a propaganda eleitoral – período em que elas não recebem dos anunciantes.

Segundo reportagem do Contas Abertas, a Receita deduz do Imposto de Renda 80% do que as emissoras receberiam se tivessem vendendo o horário reservado à promoção partidária.

A isenção acontece também em anos sem campanha eleitoral, como em 2009, quando a perda de arrecadação chegou a R$ 669 milhões. Em razão do horário eleitoral, a Receita deixou de arrecadar R$ 4 bilhões desde 2002.

À reportagem, a cientista política Vera Alves Cepêda afirmou que o gasto vale a pena porque as eleições permitem a discussão da democracia em todo o Brasil.

— O meio midiático é um espaço público. Como as emissoras trabalham com a concessão pública, e a natureza funcional é levar informação qualificada, o princípio cívico é muito mais importante do que o econômico.

R7

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