TAPIRAPE FM

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Seqüestradores e assassinos do caminhoneiro de Vila Rica são presos pela Polícia Civil em Canarana



Dois homens, Jander Pereira Vasconcelos de 30 anos e Magno Santana Soares de 24, foram detidos na quinta feira 27/09 na cidade de Canarana pelos Investigadores de Polícia Valdivino Vital, Célia e Roberto. Num primeiro momento a detenção se deu para averiguação em razão de ter chegado ao conhecimento da Polícia Civil a informação de que havia indivíduos programando um assalto a um caminhoneiro. Os policiais suspeitaram de que os assaltantes poderiam ser os dois visto que, não eram da região e no momento da abordagem apresentaram versões contraditórias entre si.

Durante as investigações, o Delegado de Nova Xavantina Marcos Aurélio Dias Leão fez contato com uma Delegada da cidade de Campo Grande/MS que relatou ter ocorrido na cidade de Nioaque o seqüestro de um caminhoneiro na data de 18/09 com o motorista sendo mantido em cativeiro e o caminhão levado para o Paraguai pelos bandidos. Imediatamente o Delegado determinou aos investigadores de Canarana que averiguassem se existia ligação entre os dois detidos com o caso no estado vizinho. No decorrer das investigações, os policiais civis receberam a informação de que havia um caminhoneiro da cidade de Vila Rica desaparecido após ter vindo para nossa região realizar a entrega de tijolos. No Boletim de Ocorrência, a família dizia ter mantido contato com o caminhoneiro pela última vez na data de 27/09 quinta feira. Em seguida foi repassada a informação a Polícia Civil de que, o celular da vítima havia sido encontrado por uma pessoa de Canarana. A partir de então, os investigadores passaram a considerar que havia mais um elemento que ligava os dois detidos ao sumiço do caminhoneiro na região. No estado do Mato Grosso do Sul, a vítima de seqüestro reconheceu os dois indivíduos como sendo os autores do crime em 18/09. A Delegada de Campo Grande então representou pela Prisão Preventiva dos dois homens, que foi decretada pela comarca de Nioque na sexta feira 28/09. 

Por fim, os dois homens ao verem que não havia mais como negar o envolvimento com o sumiço do caminhoneiro, resolveram confessar que realmente possuíam envolvimento com o crime. Um deles disse aos policiais que o caminhoneiro havia sido rendido no trevo de Querência com a BR-158 e em seguida levado a um local que fica a 25 quilômetros de Ribeirão Cascalheira. O indivíduo disse também que o caminhoneiro – EDSON LUIZ de 33 anos – já estava morto. Em seguida, em companhia de policiais das cidades de Nova Xavantina, Canarana e Ribeirão Cascalheira indicou o local exato que o corpo estava.

O Delegado que comandou a operação Marcos Aurélio Leão, disse que existia a expectativa de encontrar a vítima ainda com vida, apesar da hipótese de a mesma já estar morta fosse também considerada pela polícia. 

O corpo do caminhoneiro EDSON LUIZ foi localizado na manhã de sábado 29/09 por volta de 11:00 horas numa região de mata, de difícil acesso e distante cerca de 100 metros da rodovia.

O Delegado Marcos Leão autuou Jander Pereira Vasconcelos e Magno Santana Soares pelos crimes de Latrocínio (roubo seguido de morte) e Porte Ilegal de Arma de Fogo. A arma utilizada no crime é uma pistola cal. 380 e estava escondida em um compartimento de um veículo MERIVA utilizado pelos indivíduos. A Polícia Civil também concluiu que houve a participação de uma terceira pessoa no crime. Trata-se de Roberto Santos da Silva vulgo “Mangulão” residente na cidade de Vila Rica e conhecido da vítima. Para a polícia o fato de ser conhecido da vítima, facilitou a emboscada já que, o caminhoneiro foi atraído para o local onde foi feito refém sem desconfiar de nada.

De acordo com a Polícia Civil, “Mangulão” foi o responsável em levar o veículo (carreta placas NJU 9173 e NPD 9483 de cor cinza). As investigações continuam, mas pelo que já foi apurado, os indivíduos possuem conexão no Paraguai para onde são levados os caminhões roubados e vendidos ao preço médio de R$ 25.000,00.

Para o Chefe de Operações da Delegacia de Canarana Valdivino Vital, o desfecho com as prisões dos criminosos reflete a dedicação da equipe de policiais que atuou de forma incansável na resolução do caso. O Investigador parabeniza os colegas Célia, Neidemar e Roberto. 



O Pioneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...