TAPIRAPE FM

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Decreto autoriza médicos estrangeiros a atuarem no interior

O deputado Ezequiel Fonseca (PP) elogiou a presidenta Dilma Rousseff (PT), na quarta-feira (08), na Assembléia Legislativa, por autorizar a contratação de médicos estrangeiros para atuarem no interior do país. Para o deputado, a medida vai solucionar um grande problema enfrentado pelas secretarias municipais de saúde de Mato Grosso que encontram dificuldades para a contratação de profissionais.  

A informação foi divulgada no Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeituras, no mês de abril, em Teresina (Piauí) pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti.  Segundo ela, o decreto será assinado em junho e os médicos estrangeiros serão pagos pelo Ministério da Saúde.  
 
A ministra observou que por uma orientação equivocada, poucas administrações municipais aderiram ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) que busca incentivar médicos recém-formados a trabalharem, por um ou dois anos, em municípios de maior necessidade. Para esses profissionais são oferecidas supervisões à distância pelo Telessaúde Brasil Redes e supervisões semipresenciais, bem como, um curso de pós-graduação em Saúde da Família, e uma bolsa mensal do governo federal no valor de R$ 8 mil durante um ano. 
   
Foi observado no encontro que o governo encontrou dificuldades para que as prefeituras aderissem ao Provab. De acordo com Ezequiel Fonseca, o programa é uma forma de reduzir o custo das prefeituras já que o Ministério da Saúde irá pagar os benefícios desses médicos. “Estudos apontam que Mato Grosso está entre os estados com maior falta de médicos nas cidades do interior. Essa realidade precisa mudar, e a população deve ser atendida e as prefeituras deixarão de ser penalizadas, avaliou.
Adrielle Piovezan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...