quinta-feira, 9 de maio de 2013

Deputados aprovam urgência para votação de projeto que trata da criação de municípios

A Câmara dos Deputados aprovou há pouco o requerimento para votação em regime de urgência do Projeto de Lei Complementar do Senado (PLC 416/08), que estabelece regras para a criação, incorporação e desmembramento de municípios. Foram 399 votos favoráveis, 19 contrários e 1 abstenção. A votação do mérito do projeto foi marcada pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para terça-feira (14) da próxima semana.
 
O projeto regulamenta o Parágrafo 4º, do Artigo 18 da Constituição Federal. A proposta estabelece que a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios serão feitos por leis estaduais e dependerão de estudo de viabilidade municipal e de consulta prévia por meio de plebiscito nos municípios envolvidos.
O texto a ser votado pelos deputados na próxima semana, também, estabelece que é vedada a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de municípios quando implicar em inviabilidade dos municípios pré-existentes.
O passo inicial para a criação de um município será a apresentação de requerimento subscrito por, no mínimo, 10% dos eleitores residentes na área geográfica que se pretenda emancipar, dirigido à Assembleia Legislativa Estadual.
O texto, que está na Câmara desde 2008, não chegou a ser aprovado por nenhuma comissão técnica da Casa onde deveria tramitar. Mas, com a aprovação do requerimento de urgência, ele será votado diretamente pelo plenário da Câmara. Se for aprovado sem alterações, seguirá para sanção presidencial, uma vez que foi aprovado pelo Senado.
Por: Iolando Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário